Poder e Cotidiano em Sergipe
Viagens podem ser canceladas sem cobrança de multas ou taxas 20 de Março 5H:10
COTIDIANO | Por Max Augusto

Viagens podem ser canceladas sem cobrança de multas ou taxas

Devido à adoção de medidas preventivas contra o coronavírus, as autoridades sanitárias recomendam o isolamento social como medida para conter a proliferação da covid-19. Por essa razão, muitas pessoas buscam cancelar ou adiar viagens aéreas, marítimas ou terrestres. Dessa forma, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), orienta os aracajuanos que se encontram nessa situação a como proceder.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), Igor Lopes, a saúde e a segurança são direitos básicos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Por isso, nenhum consumidor deve expor sua saúde e sua integridade física a riscos.

"Aquelas pessoas que adquiriram passagens com destino a cidades ou países que estão com casos de coronavírus confirmados não são obrigadas a viajar. Então é dada a oportunidade de o consumidor fazer o cancelamento ou adiamento dessa compra, sem qualquer ônus, cobrança de multas ou taxas", explica o coordenador do órgão.

Entretanto, é importante se atentar, nos casos de remarcação, à questão da variação de tarifas, por conta de possíveis promoções e ofertas.

"É comum nas agências de turismo e viagem que os preços tenham promoções, a depender da época do ano, levando em conta alta e baixa estação daquele destino que vai ser visitado pelo consumidor. Então é preciso levar em consideração, nesses casos de pacote de viagens, a questão tarifária. Precisamos contar com a boa-fé das duas partes , nesse sentido", considera Igor Lopes.

Já nos casos dos consumidores que ainda irão realizar a compra da passagem, o coordenador sugere que seja avaliada a necessidade e a urgência dessa viagem, principalmente durante esse período. Caso a viagem seja realmente necessária, é preciso ter uma atenção especial aos contratos de prestação de serviços, sobretudo para as disposições referentes ao cancelamento.

"Todas as informações referentes a cancelamento, cobrança de valores ou qualquer situação que possa onerar o consumidor devem estar descritas de maneira clara e o mais compreensível possível", esclarece o coordenador do Procon Aracaju.

Ainda segundo Igor Lopes, as próprias empresas aéreas já estão colaborando para a melhoria dessa situação. "A maioria já disponibilizou, inclusive, ferramentas específicas para que os consumidores possam fazer a solicitação de reembolso ou de adiamento da viagem nos próprios sites eletrônicos da empresa, disponibilizando canais de atendimento específicos", explica o coordenador.

Atendimento
Caso o consumidor não consiga realizar a remarcação ou cancelamento sem ônus, é fundamental que acione o órgão de proteção responsável, como o Procon Aracaju, na capital, para auxiliar no processo de reconciliação.

Para isso, o órgão disponibiliza formas de atendimento à distância, seguindo as orientação das autoridades de saúde. "Os consumidores que desejarem reclamar ou solicitar informação, temos um SAC que é o 151, o telefone 3179 6040, e agora também disponibilizamos o nosso endereço de e-mail, para o qual o consumidor poderá anexar fotos ou documentos, que é o procon@aracaju.se.gov.br", indica o coordenador do órgão.

 

Da Agência Aracaju de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.