Poder e Cotidiano em Sergipe
Vereador Anderson de Tuca cobra explicações sobre emendas destinadas à saúde 21 de Maio 14H:06
COTIDIANO

Vereador Anderson de Tuca cobra explicações sobre emendas destinadas à saúde

Durante discurso no Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju, nessa terça-feira (20), o vereador Anderson de Tuca (União Brasil) voltou a cobrar transparência e agilidade da gestão pública na aplicação das emendas impositivas destinadas à saúde.

O parlamentar demonstrou preocupação com o risco de perda dos recursos públicos, especialmente os destinados à compra de fraldas geriátricas para Unidades Básicas de Saúde da Zona Norte de Aracaju, e à aquisição de uma ambulância de alta complexidade para o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE).

Em 2024, Anderson destinou mais de R$ 200 mil para a compra das fraldas, mas, até o momento, não há informações sobre a aplicação do recurso. “Estamos preparando um requerimento para saber se a nossa emenda foi aplicada, se compraram, quantas compraram, para que a gente possa saber, porque o nosso objetivo é fiscalizar a aplicabilidade dos recursos que a gente coloca para a saúde”, declarou o vereador.

Outro ponto destacado foi a emenda de aproximadamente R$ 500 mil para o HUSE em 2023, voltada à aquisição de ambulância. A proposta é melhorar o transporte de pacientes em estado grave, desafogando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e agilizando o atendimento em casos cirúrgicos.

“O HUSE é o único hospital que nós temos hoje. Colocamos essa emenda porque algumas cirurgias não são realizadas no João Alves, como as ortopédicas. Então, para que a população não precise esperar ou depender do SAMU – que, na minha opinião, é somente para casos de urgência – colocamos esse recurso. Às vezes, o paciente já está com a data da cirurgia marcada, o horário marcado, mas o transporte não chegou”, explicou.

Ao encerrar sua fala, Anderson de Tuca fez um apelo aos colegas de bancada para que a demanda chegue até o secretário estadual de Saúde, Cláudio Mitidieri, e seja efetivamente executada. “Essa ambulância não vai me servir, mas sim à nossa população, que, às vezes, necessita urgentemente, e o recurso está lá. O meu maior medo é a gente perder esse dinheiro. E quem vai perder não sou eu, é a população de Aracaju”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Foto: Luanna Pinheiro / Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.