Poder e Cotidiano em Sergipe
Venâncio pode deixar de ser o líder da oposição 22 de Outubro 20H:27

Venâncio pode deixar de ser o líder da oposição

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna nessa quarta-feira (22) para comentar uma nota em que fora citado, pela jornalista Rita Oliveira, assinada em sua coluna do Jornal do Dia. Na oportunidade, a colunista antecipa a saída de Venâncio da liderança da oposição, a partir da próxima legislatura, em virtude de um suposto desgaste por ter apoiado o grupo liderado pelos irmãos Amorim e por não ter obtido, nas urnas, uma votação mais folgada.

Venâncio falou do orgulho de, em 12 anos, defender homens públicos como João Alves Filho (DEM) e Eduardo Amorim (PSC), que não se arrepende e revelou que se deixar a liderança, o fará para que haja uma renovação no posto, para dar oportunidade a outro colega de parlamento. Entretanto, Venâncio foi surpreendido com vários apelos de deputados, da situação e da oposição, para que dê continuidade ao trabalho que vem realizando ao longo dos anos.


Ao fazer uso da tribuna, Venâncio disse que “li a nota de minha amiga Rita Oliveira e quero dizer que minha saída da liderança não se deve pelo cansaço, de maneira alguma. Tenho consciência que faço meu trabalho com responsabilidade, com dedicação e respeito e jamais cansaria. Eu posso sim deixar a liderança na próxima legislatura, mas porque entendemos que deve haver uma renovação, para dar oportunidade a outros colegas”.


Venâncio acrescentou lembrando que foi líder do governo de João Alves Filho por quatro anos e que há quase oito lidera a oposição. “Tudo tem o seu tempo, o seu momento e é a hora de outros colegas participarem. Minha amiga jornalista não tenha dúvida que eu darei todo o apoio, fazendo oposição nesta Casa, mantendo o diálogo aberto sempre. Não se trata de desgaste por defender grupo A ou B. Tenho muito orgulho de ter feito a defesa de dois grandes líderes e homens públicos aqui na liderança: João Alves e Eduardo Amorim”.


Francisco Gualberto
Antes de dar continuidade, o líder do governo, deputado Francisco Gualberto (PT), pediu uma questão de ordem para emitir seu posicionamento. “Venâncio é um adversário meu desde quando cheguei a esta Casa. É um adversário do ponto de vista político e ideológico. Agora eu rechaço qualquer insinuação a respeito do seu desejo de deixar a liderança. Cheguei sendo adversário e vou sair sendo adversário, mas sua atuação neste parlamento jamais poderá ser rebaixada. E, infelizmente, a nota da jornalista tem este tom”.


Em seguida, Gualberto reforçou seus elogios a Venâncio dizendo que “Vossa Excelência tem todo o direito de passar o bastão e, se fizer isso, será com a consciência tranquila que pouca gente neste País pode fazer. Conheço poucos parlamentos no Brasil que possuam um deputado tão brilhante quanto Venâncio Fonseca, tanto quando foi governo quanto quando foi oposição. Um dos maiores parlamentares que já vi. Aqui é o reconhecimento de um adversário ideológico”.


Por fim, Gualberto disse que “tivemos debates quentes, mornos e até diplomáticos. Cada um com seu lado bem definido e com muita coerência. Vossa excelência tem o direito de se comportar como bem desejar e a certeza do dever cumprido e bem cumprido. Faço questão de fazer esse reconhecimento porque a pior coisa para mim é a injustiça, a ingratidão e a traição. Negar os seus valores é concordar com tudo isso. Encontro pessoas nas feiras e supermercados que deixaram de assistir tv com as esposas, concorrendo com as novelas, mas assistir pela tv Alese as reprises dos debates que travamos nesta Casa. Quem não respeita o outro, não respeita a si próprio. Deputado Venâncio fez um brilhante trabalho e para mim foi um prazer muito grande ter disputado como líder. A história deste parlamento já está marcada por suas intervenções”.


Agradecimento
Venâncio agradeceu as palavras proferidas por Gualberto, dizendo que também não poderia deixar de reconhecer a competência e o compromisso do petista enquanto líder do governo na AL. “Não poderia deixar de reconhecer o grande líder do governo que é Francisco Gualberto. Meu adversário histórico e ideológico neste parlamento. Defende o governo com unhas e dentes e com convicção. Argumenta com inteligência e talvez não tenha o mesmo reconhecimento do próprio governo. Mas terá sempre dos seus colegas desta Casa e dos seus eleitores”.


Em seguida, com a voz bastante embargada, Venâncio disse que “tenha certeza que da minha pessoa terá o maior carinho e o respeito pelo trabalho realizado. Temos sim as consciências tranquilas. Talvez nós fomos os mais sacrificados.  Quero agradecer de coração as palavras dirigidas a mim. Sei que vieram de coração porque vossa excelência é um homem real, autêntico e que diz o que pensa”.

 
“Feliz do governo que tem um líder corajoso e fiel como Gualberto! Talvez seja a maior injustiça na vida pública de um homem como ele ter que sair deste parlamento por um sistema eleitoral e pela decisão de um julgamento. Sei que ficará triste, mas todos nós ficaremos muito mais. Gualberto faz a política com ‘p’ maiúsculo! Fica aqui o meu reconhecimento pelo seu mérito e pelo homem público que é!”, encerrou o líder da oposição.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.