Poder e Cotidiano em Sergipe
Valadares Filho apresenta Projeto de incentivo ao financiamento de energia de fontes renováveis 5 de Outubro 10H:30

Valadares Filho apresenta Projeto de incentivo ao financiamento de energia de fontes renováveis

O deputado Valadares Filho (PSB-SE) apresentou projeto de lei que prevê o financiamento de sistemas de energia de fontes renováveis pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com taxas de juros que não ultrapassem 1% (um por cento) ao ano.

Valadares Filho destaca que a energia renovável representa, cada vez mais, uma alternativa às fontes tradicionais, e que seu uso deve ser estimulado.

Os mercados em que mais crescem esse tipo de energia são China, seguida por Japão e Estados Unidos. A Alemanha continua sendo o maior produtor do mundo de energia fotovoltaica, contribuindo com quase 6% da sua demanda de eletricidade.

“Mas, no Brasil, esse é um campo pouco explorado, embora dispomos da fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível no planeta, que é o sol. Assim sendo, propomos que os fundos constitucionais passem a financiar os investimentos dos agricultores familiares a um juro não superior a 1% ao ano”.

A energia solar no Brasil corresponde a apenas 0,02% da matriz elétrica nacional. Entretanto, estima-se que, se todo o potencial de geração de energia solar nas residências e comércios brasileiros fosse aproveitado com sistemas fotovoltaicos, o país produziria 283,5 milhões de MWh por ano,um volume de energia suficiente para abastecer mais de duas vezes o atual consumo doméstico de eletricidade, que é de 124,8 milhões de MWh por ano.

“Com este projeto, propomos que o início desse caminho possa já ocorrer nas propriedades rurais de agricultura familiar”.

Valadares Filho destaca ainda a importância que a agricultura familiar tem para a economia: “Esse segmento da agricultura possui importância econômica vinculada ao abastecimento do mercado interno e ao controle da inflação dos alimentos consumidos pelos brasileiros”.

De acordo com estudos da área, a agricultura familiar constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes; responde por 35% do Produto Interno Bruto nacional; e absorve 40% da população economicamente ativa do país.

Ainda segundo o Censo, a agricultura familiar produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo do Brasil. Na pecuária, é responsável por 60% da produção de leite, além de 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos do país.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Foto: Agência Câmara

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.