Poder e Cotidiano em Sergipe
VacinAju: confira o passo a passo de como se cadastrar na plataforma 1 de Junho 10H:07
SERVIÇO

VacinAju: confira o passo a passo de como se cadastrar na plataforma

Conforme avança na campanha de vacinação contra a covid-19, a Prefeitura de Aracaju amplia os grupos prioritários que têm direito ao imunizante. Em alguns casos, é obrigatório o cadastro prévio no portal VacinAju - plataforma criada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para facilitar o acesso dos cidadãos à vacina e evitar a ocorrência de fraudes.

Para os trabalhadores da Educação, do transporte público e profissionais das forças de segurança e salvamento, o cadastro no VacinAju é obrigatório. Nestes casos, é necessário enviar documento de identificação, comprovante de residência e comprovante de vínculo profissional, que pode ser o contracheque ou foto da carteira de trabalho.

Para as pessoas com comorbidades e deficiência permanente, o cadastro é opcional e depende do local onde o cidadão será imunizado. Quem optar por se vacinar no sistema drive-thru, no Parque da Sementeira, precisa se cadastrar no VacinAju, enviando o relatório médico que comprove a comorbidade. Já para quem for ser imunizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não precisa efetuar o cadastro, basta apresentar a comprovação médica presencialmente no momento da vacinação.

Após o cadastro no VacinAju, é necessário aguardar a validação dos dados, geralmente em até 72h, e a emissão de um código, que deve ser apresentado, impresso ou no celular, no dia da imunização. A aprovação do cadastro não implica na geração automática do código, que depende da disponibilidade de doses da vacina.

Profissionais de saúde
O Município de Aracaju já ultrapassou a meta de vacinação dos profissionais de saúde, atingindo a marca de 33.440 vacinados, o que representa 103,2% do quantitativo estabelecido. Por isso, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, o Ministério da Saúde não encaminha mais doses para esse grupo e, portanto, o cadastro no VacinAju para essa categoria foi suspenso.

Novos grupos
Entretanto, de acordo com o recebimento de novas doses, ressalta a secretária, Prefeitura de Aracaju atualiza o cronograma de vacinação para incluir novos grupos prioritários. "Na última quinta-feira (27), o Ministério da Saúde atendeu solicitação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para avançar na imunização contra a covid-19 utilizando o critério de idade decrescente", frisou a gestora.

Dessa maneira, a SMS iniciou a vacinação de aracajuanos com idades entre 59 e 58 anos. Para esse público, vale a mesma regra dos idosos acima de 60 anos: o cadastro no VacinAju é obrigatório apenas para quem for imunizado no drive-thru da Sementeira, sendo desnecessário para quem for se vacinar nos outros pontos.

Como se cadastrar
1º - Para se cadastrar no VacinAju é preciso acessar o site https://abre.ai/cadastrovacinaju ou clicar no banner “Cadastro para Vacina”, situado no parte superior do Portal da Prefeitura e, depois, novamente em “Cadastro para Vacina”. O cadastro pode ser realizado através de computadores ou dispositivos móveis, conectados à internet.

2º - Na tela inicial da plataforma, os usuários que vão efetuar seu cadastro precisam clicar em “Ir para o formulário”. Já quem deseja consultar a solicitação deve clicar em “Consultar”.

3º - Ao abrir o formulário, é necessário ler atentamente as instruções e preencher todos os campos solicitados, sendo que aqueles com um asterisco (*) são obrigatórios.

4º - Na parte inferior da tela, é necessário anexar os documentos solicitados. Além do envio das fotos frente e verso do documento de identificação e foto do comprovante de residência (clicando em “Selecione”); é preciso anexar os comprovantes de acordo com o grupo prioritário a que o usuário pertence. Essa inclusão deve ser feita clicando em “Anexar arquivo” e, novamente, em “Selecione”.

Para pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, é necessário anexar o relatório médico. Já para trabalhadores das categorias profissionais, é preciso enviar foto do contracheque ou da carteira de trabalho. Quem vai se vacinar apenas por critério de idade, não precisa anexar nenhum arquivo nesta etapa.

5º - Após a inclusão dos documentos, é preciso clicar na caixinha de seleção “Li e concordo…” e, depois, no botão azul “Enviar Formulário”.

6º - Para acompanhar a validação do cadastro e emissão do código, é preciso voltar à tela inicial do VacinAju, e clicar em “Consultar”. Na tela seguinte, é preciso digitar o número do CPF e, novamente, em “Consultar”.

Comentários

  • Rivellino Batista 01/06/2021 às 21:47

    Isso tudo lembra direitnho o PT e a religião cujo nome é petismo: Truculentos, picaretas, carcamanos, vigaristas, hipnotizadores e corruptos.

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.