Poder e Cotidiano em Sergipe
União a todo custo? 13 de Maio 11H:35
ARTIGOS

União a todo custo?

Uma Resposta ao artigo de Camilo Daniel

Jeadi Frazão Bezerra Júnior
Estudante de Psicologia

Conheci Camilo em 2017 quando trabalhava como Jovem Aprendiz na Energisa e o encontrei em frente ao polo dessa empresa no Inácio Barbosa, aproximadamente às 7h da manhã, conversando com os eletricistas e demais trabalhadores que ali se encontravam, panfletando e – provavelmente – convidando-os para alguma manifestação.

Eu, como jovem petista que o era à época, fiquei entusiasmado de estar tão próximo de outro jovem (militante do PT) que estava tão interessado no futuro do país quanto eu e conversava com os trabalhadores com admirável determinação e vontade. Desde então, tenho acompanhado suas ações e intervenções nas redes sociais, observei suas articulações na Câmara Municipal de Aracaju na mesma medida em que acompanhei sua defesa da democracia, dos direitos sociais e da organização política do povo aracajuano tomarem forma e ganharem conteúdo nos diferentes espaços em que se fazia presente.

No dia 12/05/2021, me deparei – mais uma vez, em uma rede social – com o seu artigo intitulado “Para derrotar Bolsonaro: Frente ampla ou Frente de esquerda?” e, intrigado, me pus a ler. Ocorre que, após algumas leituras e releituras, percebi algumas contradições e problemáticas que – ao meu ver, mereciam ser apontadas e debatidas - com esse intuito, escrevo essa resposta:

Como o artigo é sintético e objetivo, tentarei também sê-lo, na medida do possível.

1 – A discussão sobre “Frente ampla” ou “Frente popular” não é recente e se inicia com o chamado de Jorge Dimitrov no 7° Congresso da Internacional Comunista, que ocorreu em 1935: “Unidade a todo o preço para barrar o caminho ao fascismo, à guerra, ao imperialismo!”. Em resumo, a ideia de Dimitrov era organizar uma frente de oposição que unisse social-democratas e comunistas em torno de uma mesma estratégia política. Daí surgem os problemas que só serão apontados no livro de Francisco Martins Rodrigues, lançado no ano de 1985 e intitulado “Anti-Dimitrov: 1935/1985 – meio século de derrotas da revolução”.

Acho que o título do livro fala por si só e, os esforços pela unidade se revelam, posteriormente, não como um clamor pela unidade em si mas por um certo tipo de unidade: aquela que representará os interesses da pequena-burguesia social-democrata e, em virtude do acirramento das contradições de classe no contexto de emergência do nazifascismo, delimitará os campos e possibilidades de atuação dos movimentos comunistas.

2 – Isto posto, gostaria de afirmar que a situação atual – e isso Camilo reconhece, ao dizer que “há um projeto neofascista se construindo com muita força na sociedade” – guarda suas similaridades com aquela em que as teses de Dimitrov foram discutidas e acatadas. E digo mais: é sintomático que, na mesma semana em que o Deputado Glauber Braga lança a sua pré-candidatura à Presidência da República pelo PSOL, alguém que é reconhecido no campo da esquerda publique um artigo em que diz: “Muito mais importante que construir uma proposta socialista para as eleições, é ter Lula na condução de uma grande Frente política capaz de derrotar Bolsonaro”.

3 – Acredito que o 3° tópico é demasiado determinista e se apoia somente no cenário onde o ex-presidente Lula é eleito em 2022. Afora isso, não discordo da necessidade de articulação tática em torno das eleições para a Câmara dos Deputados e do Senado Federal e, tampouco, recuso a importância de tratar das necessidades imediatas do povo. Mas e depois? Com o fim das eleições acabam também as mobilizações? O projeto neofascista que tem sido observado na segurança pública, nos setores empresariais, no agronegócio, etc. vai arrefecer espontaneamente e desistir de impor os seus próprios programas em virtude de uma derrota nas urnas?

4 - Outro ponto – e aqui, encerro – se Lula realmente tem possibilidades de ganhar as eleições no primeiro turno e, se como mostra pesquisa recém publicada pela Datafolha, Lula venceria de 55% a 32% em um segundo turno, qual o problema da consolidação de uma candidatura socialista?

Precisamos de unidade, isso é evidente. Mas não de unidade a todo custo ou de uma unidade em que não se fala sobre os programas e projetos políticos com a justificativa de barrar a emergência do “neofascismo”.

Precisamos debater programas, estratégias e táticas. E, vivendo em uma democracia, não podemos temer o surgimento de uma candidatura socialista. E, sobretudo, não podemos nos eximir de reconhecer sua importância e debater os seus projetos. A política, como sabe Camilo, não se faz somente nas urnas.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.