Poder e Cotidiano em Sergipe
Tsunami pode atingir Sergipe 16 de Setembro 14H:07
COTIDIANO | Por Max Augusto

Tsunami pode atingir Sergipe

Atividade vulcânica gera alerta. Erupção poderia gerar ondas que chegariam a diversos locais do Brasil

A comunidade científica está acompanhando, em estado de alerta, a atividade do vulcão Cumbre Vieja, localizado próximo às Ilhas Canárias, no litoral da África. Existe a possibilidade de uma forte erupção, que geraria ondas capazes de atingir praticamente todo o litoral brasileiro – principalmente o nordeste.

Oceanógrafos ouvidos pela imprensa avaliam que um evento desta magnitude tem possibilidade pouca possibilidade de acontecer – mas existem chances e o caso merece atenção. A atividade do Cumbre Vieja está no nível 2, de uma escala que vai até 4. O segundo nível já orienta autoridades e população a ficarem de olho nas notícias sobre a atividade vulcânica.

Desde o último sábado, dia 11, intensas atividades sísmicas foram detectadas pelos equipamentos, podendo indicar uma erupção iminente.

No caso de uma chamada erupção explosiva, poderiam ser formadas tsunamis que atingiriam todos os países banhados pelo oceano atlântico, como o Brasil. As áreas mais atingidas seriam o Caribe, Golfo do México e Nordeste brasileiro, onde ondas de até cinco metros de altura poderiam chegar.

Confira aqui um vídeo que simula as ondas que poderiam ser geradas no caso de uma erução forte.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.