Poder e Cotidiano em Sergipe
TSE acata pedido do Partido Novo e barra candidatura de Lula 1 de Setembro 8H:12
PODER

TSE acata pedido do Partido Novo e barra candidatura de Lula

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou na noite de ontem, 31 de agosto, pedido do Partido Novo e rejeitou o registro da candidatura à Presidência da República do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula está preso em Curitiba após ser condenado em segunda instância no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) por corrupção e lavagem de dinheiro.

Por 6 votos a 1, o tribunal considerou que a condenação no TRF-4 tornou Lula inelegível, de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Assim, o petista não poderá participar de nenhum ato de campanha — entre eles, o programa eleitoral de rádio e TV.

A advogada que representou o NOVO, Marilda Silveira, fez uma sustentação oral no julgamento, na qual defendeu a ilegalidade da decisão.

"As eleições só existem para que os eleitores escolham, livremente, seus representantes. E não há liberdade sem informação transparente e sem processo eleitoral estável. O julgamento de hoje é fundamental para que essas garantias levem a escolha de um presidente legítimo”, declarou Marilda após o julgamento.

Sobre o Partido Novo
Idealizado pelo hoje candidato à Presidência da República, João Amoêdo, o partido foi fundado em 2011 por um grupo de 181 cidadãos comuns, de 35 profissões diferentes, sem experiência na política.

Em 2016, após participar da sua primeira eleição, o NOVO elegeu quatro vereadores. Para se candidatar pela legenda, que não faz uso do fundo partidário ou eleitoral, o candidato precisa ser ficha limpa e participar de um processo seletivo.

Atualmente o NOVO é mantido por seus mais de 21 mil filiados e apoiadores. Além disso, é um dos partidos mais seguidos nas redes sociais e seu candidato à presidência é um dos líderes do ranking de doações por crowdfunding.

*Com informações de Caravelas Consultoria

Foto: Ascom TSE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.