Poder e Cotidiano em Sergipe
Tribunal de Contas recomenda que Almeida Lima deixe o cargo de diretor da Fundação Hospitalar 13 de Abril 7H:01
PODER

Tribunal de Contas recomenda que Almeida Lima deixe o cargo de diretor da Fundação Hospitalar

O secretário de Saúde estaria acumulando a função e, segundo o TCE, uma mesma pessoa não pode concentrar dois cargos numa mesma Pasta

No dia de ontem, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) decidiu expedir medida cautelar estabelecendo o prazo de 10 dias para que o Secretário de Estado da Saúde e Diretor da Fundação Hospitalar, José Almeida Lima, se desincompatibilize de um dos cargos, independentemente da eventual percepção simultânea de remuneração.

Determinou, ainda, a ciência ao Ministério Público Estadual, ao Governador do Estado e ao Conselho da Fundação.

A análise da matéria teve início, no âmbito do TCE, após provocação protocolizada pela equipe técnica da 3ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI), que pleiteou a expedição de medida cautelar.

Na sessão, o colegiado acompanhou, por unanimidade, o voto do relator, conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, que seguiu parcialmente o entendimento da Coordenadoria Jurídica da Casa, no sentido de que o acúmulo dos cargos inviabiliza o controle finalístico, por integrar a Fundação a Administração Indireta.

Da mesma forma se manifestou o Ministério Público de Contas, por meio do procurador-geral João Augusto Bandeira de Mello, que concordou com o relator.

Segundo o relator, o fato de a FHS estar "vinculada (e não subordinada) à Secretaria de Estado da Saúde, por si só, constitui óbice à concentração de desempenho das atividades numa mesma pessoa".

Ao fundamentar o voto, seguindo a Cojur, o conselheiro alertou ainda que o artigo 12 da Lei 6.347/2007 prescreve que compete ao Secretário de Estado da Saúde destituir o Diretor-Geral da Fundação Hospitalar de Saúde.

Também conforme a mesma Lei, já no seu artigo 2°, como a FHS está vinculada à Secretaria, a concentração das atribuições dos cargos na mesma pessoa compromete o controle finalístico, que é o controle quanto ao objetivo das atividades desenvolvidas por parte da Administração que instituiu o ente da Administração Pública indireta.?

*Com informações da Ascom/TCE/SE

Foto: Agência Sergipe

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.