Poder e Cotidiano em Sergipe
Tribunal de Contas fará auditoria em municípios sergipanos que mantêm matadouros 22 de Novembro 18H:25
PODER | Por Max Augusto

Tribunal de Contas fará auditoria em municípios sergipanos que mantêm matadouros

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) aprovou, no Pleno desta quinta-feira, 22, a realização de auditoria nos municípios sergipanos onde funcionam matadouros públicos.

A propositura teve como autor o conselheiro-presidente Ulices Andrade, que a contextualizou citando as irregularidades constatadas pelo Ministério Público do Estado (MPE) nos municípios de Itabaiana e Lagarto, conforme tem sido amplamente repercutido pela imprensa local.

Segundo ficou decidido pelo colegiado, a auditoria será feita pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos).

"É um assunto que está em evidência e o Tribunal também vai fazer sua parte. Essa auditoria ocorrerá em todos os municípios que têm matadouro e cobram taxas para o abate de animais", afirmou o conselheiro Ulices Andrade.

A ação teve o apoio dos demais membros do colegiado, na sessão composta ainda pelos conselheiros Carlos Alberto, Carlos Pinna, Clóvis Barbosa, Luiz Augusto Ribeiro, Susana Azevedo e Angélica Guimarães.

Também favorável à iniciativa, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, enfatizou aspectos que deverão ser trabalhados na auditoria.

"É muito relevante verificar exatamente como está se procedendo o mecanismo de arrecadação do tributo, ver não só o destino do recurso, mas como ele é arrecadado, se está indo para conta do município, se há controle sobre esse valor, se as taxas cumprem o devido rito legal", exemplificou.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.