Poder e Cotidiano em Sergipe
Toque de recolher continua em Sergipe 31 de Março 19H:20
PODER | Por Max Augusto

Toque de recolher continua em Sergipe

Fica mantido o toque de recolher das 20h às 5h e não há mais diferenciação aos fins de semana

O governador Belivaldo Chagas anunciou a prorrogação das medidas contidas nas últimas resoluções estaduais até o dia 07 de abril. Fica mantido o toque de recolher das 20h às 5h, incluindo o fim de semana, devendo os estabelecimentos encerrarem suas atividades às 19h. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (31), em coletiva de imprensa posterior a reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), que acompanha o cenário epidemiológico dos últimos dias no estado.

Segundo a Resolução Nº 15, permanece vigente a vedação ao funcionamento de atividades não essenciais no final de semana (sábado e domingo), englobando todas as atividades e lojas, ainda que instaladas em supermercados ou outros estabelecimentos essenciais, bem como as academias de ginásticas, de qualquer modalidade, e atividades físicas coletivas em geral.

Continua mantida a autorização para funcionamento dos serviços de entrega em domicílio (“delivery”) e retirada (“takeaway”) de bares, restaurantes e estabelecimentos similares durante todos os dias da semana (incluindo sábado e domingo), admitidos, no período do toque de recolher, somente os serviços de entrega em domicílio.

Durante o feriado da Sexta-feira da Paixão, no dia 02, fica vedado o funcionamento das atividades não essenciais e especiais, bem como academias de ginásticas, de qualquer modalidade, e atividades físicas coletivas em geral. Fica vedada a circulação de pessoas e a realização de atividades econômicas nas praias, orlas fluviais, parques aquáticos e similares, parques e praças esportivas ou congêneres, bem como a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações em todo o estado.

Belivaldo anunciou, ainda, que atividades religiosas, de qualquer credo ou rito, incluídos templos, igrejas e demais estabelecimentos, poderão funcionar respeitando o horário do toque de recolher previsto e desde que limitadas a 30% de capacidade de ocupação, sendo autorizadas, também, neste sábado (03) e domingo (04).

“Nós vamos manter até o dia 07, as medidas recentes adotadas. A exceção se dará em virtude da Semana Santa, para que todos possam praticar a sua atividade religiosa no final de semana, mas sempre mantendo a ocupação limitada 30%, para que não tenha problema de aglomeração. Mas repetindo, essa medida vai até o dia 07, depois a gente discute, se continua”, disse.

Aulas presenciais

O retorno às aulas na rede pública e privada está previsto para o dia 03 de maio. Creches, berçários e escolas de ensino infantil continuam funcionando.

“Se nos próximos 15 dias a gente chegar a conclusão que está havendo uma queda dos números da pandemia, a gente pode até retroceder uma semana, mas por enquanto, fica previsto o dia 03 de maio. Pacientes mais jovens estão indo a óbito em uma quantidade bem maior do que no ano passado. No total de óbitos registrados, no momento do pico do ano passado, tínhamos pacientes com idade inferior a 45 anos, no percentual de 13% de óbitos. Agora, nesse momento, esse percentual de óbitos em relação a pacientes com essa faixa etária subiu para 38%. É por isso, que a gente tem que tomar essas medidas relacionadas ao setor de Educação, já que o retorno às aulas envolve mais de 150 mil pessoas circulando todos os dias, dentre alunos, professores e todos os prestadores de serviços da Educação”, explicou o chefe do Executivo estadual.

Trabalhadores da Segurança

O governador informou, também, que a partir da próxima semana, Sergipe vai começar o processo de vacinação do grupo relacionado às Forças de Segurança, observando a Nota Técnica do Ministério da Saúde. “Hoje, o Ministério da Saúde autorizou a vacinação dos profissionais da Segurança Pública, mas com limitações. Vamos seguir a nota técnica do MS”.

De acordo com a Nota Técnica 297/2021 do Ministério da Saúde, profissionais das forças de Segurança e Salvamento, além das Forças Armadas, serão incluídos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Para o cumprimento da decisão, a pasta antecipará o envio de um quantitativo de doses de vacinas, de maneira escalonada e proporcional, direcionado exclusivamente para a vacinação destes servidores ordenados por prioridade. A nota especifica que a medida se estende aos trabalhadores envolvidos no atendimento ou transporte de pacientes; trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19 e trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

“Já solicitei que o comandante da PM/SE junto com a Secretaria de Saúde façam o levantamento desses profissionais descritos na nota. No ofício que enviamos ao MS, pleiteamos que a vacinação se estendesse, também, aos trabalhadores da Educação, mas o Ministério autorizou, neste momento, apenas os profissionais de Segurança que se encaixam nos perfis destacados na Nota”, colocou Belivaldo.

Transporte público

Na reunião da próxima quarta-feira (07), deverá ser discutido o escalonamento do horário do transporte público com referência aos horários das mais diversas atividades comerciais. “Vamos continuar com essa discussão até terça-feira (06), para que na quarta feira, a gente decida junto ao Comitê. A ideia é que na quarta-feira (07), a gente apresente uma única resolução consolidando todas as medidas adotadas até agora”, concluiu Belivaldo.

 

Da Agência Sergipe de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.