Poder e Cotidiano em Sergipe
TJSE julga inconstitucional lei de gratuidade no transporte aos mairoes de 60 19 de Junho 13H:27
PODER | Por Max Augusto

TJSE julga inconstitucional lei de gratuidade no transporte aos mairoes de 60

O Tribunal de Justiça de Sergipe julgou hoje inconstitucional a Lei Municipal 5.020/2018, que estabelecia a gratuidade do transporte coletivo público urbano dentro de todo o município de Aracaju, aos maiores de 60 anos.

Em conversa com o BLOG DO MAX, o adovogado da Federação das Empresas de Transporte dos Estados da Bahia e Sergipe (Fetrabase), André Silva Vieira, que ingressou com a ação, explicou a decisão da corte.

“O Pleno do TJSE reconheceu a inconstitucionalidade da lei por entender que a citada norma sofre de vício de constitucionalidade formal, por ser de autoria de vereador, quando a matéria é de competência de iniciativa do Executivo Municipal, o que desrespeita o princípio constitucional de separação de poderes”, explicou Vieira.

O advogado ainda destacou que a lei aprovada pela Câmara de Aracaju possui outro problema: criava gratuidade no transporte coletivo urbano sem apontar sua fonte de recursos para custeio, como exige a Lei Orgânica de Aracaju.

A lei
A Câmara de Vereadores de Aracaju manteve a aprovação do Projeto de Lei que ampliava a gratuidade no sistema de transporte coletivo a pessoas a partir do 60 anos. Pela regra atual, só tem direito ao passe livre quem tem mais de 65 anos.

A proposta havia sido aprovada na Câmara, sendo em seguida vetada pelo prefeito.

Ainda no mês passado, por unanimidade, o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ) havia concedido liminar suspendendo os efeitos desta lei, em ação proposta pela Prefeitura de Aracaju no dia 19 de abril deste ano para anular a Lei 5.020.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.