Poder e Cotidiano em Sergipe
Termoelétrica de Sergipe: conquista sergipana e reconhecimento de Jackson Barreto 15 de Agosto 10H:45
ARTIGOS | Por Max Augusto

Termoelétrica de Sergipe: conquista sergipana e reconhecimento de Jackson Barreto

Por Jackson Barreto, ex-governador de Sergipe


Próxima segunda-feira (17), a responsabilidade pela termoelétrica estará em leilão. Provavelmente, o dispositivo de autoridades não suporte a quantidade de possíveis pais. Porém, tal qual a paternidade, a rede de apoio para ser efetiva precisa ser valorizada e atuante.

As obras públicas e/ou investimentos negociados por gestores públicos são sempre do povo. É algo que transcende a figura de quem esteja à frente do município ou estado. No entanto, o reconhecimento é necessário, intrínseco às relações humanas e ao meio político. O pensador grego Antístenes concretizou a máxima: ‘a gratidão é a memória do coração’. É nessa memória que ocupam lugar as obras estruturantes de João Alves, para citar um exemplo local. Nessa mesma memória, deve estar o esforço de Jackson Barreto em viabilizar a implantação da maior Usina Termelétrica movida a gás natural da América Latina, com 1.500 MW de potência, na Barra dos Coqueiros.

Era setembro de 2016 quando o então governador Jackson Barreto, o presidente da GG Power - joint venture formada pela britânica LNG Power Limited e demais investidores lançaram, por meio da Celse, a pedra fundamental da Usina Termoelétrica (UTE) Porto de Sergipe, primeiro projeto, entre os demais previstos para o Complexo de Geração de Energia Governador Marcelo Déda. Antes dessa data, foi no governo JB que a Codise negociou e vendeu o terreno onde está instalada a termoelétrica.


Desse setembro agora longínquo até a próxima segunda-feira, foram necessárias reuniões, tratativas, conversas republicanas, viagens, leilões para que o maior investimento privado já realizado em Sergipe, orçado em R$ 5 bilhões, entrasse em operação.

Também muitas foram as idas de Jackson Barreto ao Ministério de Minas e Energias, à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, aos gabinetes do Distrito Federal a fim de concretizar o investimento privado que fomentará a economia sergipana para as futuras gerações. Se antes da pandemia e da crise econômica que o coronavírus trouxe, essa ação de JB já era significativamente importante para o estado, neste momento, ela ganha ainda mais robustez.

 

Esse investimento trouxe para o estado, além da fronteira econômica de gás e de toda sua cadeia de negócios, empregos diretos, investidores, especulação imobiliária para a Barra dos Coqueiros e recuperação patrimonial de prédios públicos. A reforma do Arquivo Público, da Biblioteca Epifânio Dória e do Teatro Tobias Barreto, por meio de parceria com a Celse, foi iniciativa de Jackson com objetivo de preservar de prédios públicos e históricos.

Os ganhos são econômicos, sociais e culturais para Sergipe. Não se pode esconder, passados quatro anos da pedra fundamental que homenageia o saudoso Marcelo Déda, a importância do trabalho de Jackson Barreto, que costurou acordos, apoios logísticos e empunhou a bandeira de nosso estado baseado em relatórios técnicos, destacando nosso potencial econômico, e em seu orgulho santa-rosense e sergipano, plantou renda, emprego e oportunidades para as futuras gerações.

Comentários

  • Edilene Nascimento Barreto 16/08/2020 às 22:06

    Parabéns Jackson !!! Muito bom para nossa economia sergipana é com muito orgulho ter você como meu conterrâneo santarosense.

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.