Poder e Cotidiano em Sergipe
Shoppings, restaurantes e bares vão reabrir 13 de Agosto 19H:35
PODER | Por Max Augusto

Shoppings, restaurantes e bares vão reabrir

Shoppings, galerias e demais setores do comercio voltam a funcionar amanhã (14), com 50% de capacidade. Já os bares, restaurantes e lanchonetes, inclusive praças de alimentação dos shoppings, reabrem, com 50% de capacidade, a partir da próxima quarta-feira, 19

O governador Belivaldo Chagas, durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira(13), anunciou o início da Segunda Fase – Bandeira Amarela do Plano de Retomada da Economia. Shoppings, galerias e demais setores do comercio voltam a funcionar amanhã (14), com 50% de capacidade. Já os bares, restaurantes e lanchonetes, inclusive praças de alimentação dos shoppings, reabrem, com 50% de capacidade, a partir da próxima quarta-feira, 19

“Tudo que estava previsto na primeira fase, na fase da bandeira laranja, já está devidamente autorizado, seguindo-se, claro, os protocolos. A partir de amanhã, tem inicio a Bandeira Amarela, com o restante do comércio, assim como os shoppings e galerias, que também voltam a funcionar, com as devidas restrições principalmente ao que diz respeito à capacidade de ocupação, limitada a 50%. E em relação aos bares e restaurantes lanchonetes, sorveterias, nós deliberamos que reabrirão a partir da próxima quarta-feira (19), com 50% da capacidade, seguindo todos os protocolos estabelecidos”, informou Belivaldo Chagas.

A decisão foi anunciada após reuniões com Comitê Gestor de Retomada Econômica (COGERE) e com o Comitê Gestor de Emergência (CGE), nas quais foram demonstrados que Sergipe reúne condições técnicas e sanitárias para prosseguir com o Plano de retomada.

Por meio da Resolução N.º 05/2020, estão autorizadas a partir de sexta(14), as atividades de comércio de artigos de vestuário e acessórios; lojas de departamento e magazines; lojas de variedades; comércio de suvenires, bijuterias e artesanatos; shoppings centers, galerias e centros empresariais, com capacidade de 50%. Os shopping centers deverão funcionar de segunda-feira a sábado, observando o horário de 12h às 22h, obrigando-se a processo de desinfecção aos domingos.

As praças de alimentação e restaurantes com área privativa somente poderão funcionar para atendimento presencial a partir do dia 19 de agosto, permitindo-se as atividades delivery e take away. Os restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares e estabelecimentos similares poderão funcionar, limitados a 50% da capacidade, de terça-feira a domingo, obrigando-se a processo de desinfecção em todas às segundas-feiras.

Ainda na decisão, templos religiosos permanecem limitados a 30%, às terças, quintas, sábados e domingos. Além disso, fica autorizado o remanejamento das atividades da Administração Pública não essencial para a Terceira Fase – Bandeira Verde. “Nós deliberamos nos sentido de que a Administração Pública vai continuar do jeito que está. Não vamos trazer para o setor público uma quantidade maior de pessoas, porque isso poderia fazer com que tivéssemos mais pessoas circulando”, pontuou.

A próxima reunião com o Comitê Gestor de Emergência (CGE) e Comitê Gestor de Retomada Econômica (COGERE), acontece nos dias 26 e 27 de agosto, quando deverá ser deliberado sobre o avanço dos Territórios de Planejamento para a Terceira Fase – Bandeira Verde. “As áreas de academias e afins, nós teremos reunião no fim do mês, para gente deliberar ações previstas da terceira fase”, finalizou.

Veja aqui o Decreto Nº 40.645 e a Resolução 05/2020 com as medidas anunciadas pelo governador.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.