Poder e Cotidiano em Sergipe
Serviço de Apoio Psicológico passa a acompanhar pessoas que testaram positivo para covid-19 31 de Julho 18H:54
COTIDIANO | Por Max Augusto

Serviço de Apoio Psicológico passa a acompanhar pessoas que testaram positivo para covid-19

Campanha de informação e orientação à população sobre a Covid-19

Criado para prestar suporte à população durante a pandemia do novo coronavírus, o Serviço de Apoio Psicológico Remoto, implantado pela Prefeitura de Aracaju, tem ampliado sua atuação para além da proposta inicial. A princípio, o serviço realizava um suporte pontual. Agora, com a integração do MonitorAju, passou, também, a fazer um acompanhamento transversal de algumas pessoas que testaram positivo para covid-19.

 

O progresso do serviço mostra a eficácia e a receptividade da população que, tem recorrido ao apoio para lidar com questões diversificadas, além das preocupações com a saúde. Assim, do início da sua implantação até meados do mês de julho, quando foi fechado o último boletim, já foram registradas cerca de 2,3 mil ligações.

“O serviço tem se mantido estável e, com o acompanhamento de alguns casos de covid-19, vemos que tem sido bem aceito. Nestes casos específicos, o apoio funciona de maneira diferente dos demais casos. Vale ressaltar que não é uma psicoterapia, é um suporte, ou seja, recebemos as ligações e realizamos orientações pontuais. Já quando se trata dos positivos para a doença, temos dois psicólogos que fazem as ligações e acompanham essas pessoas de maneira mais constante, de acordo com a necessidade, até receber alta do psicólogo”, explica a coordenadora do Serviço de Apoio Psicológico Remoto, Chenya Coutinho, ao destacar que os casos de covid-19 são encaminhados pelo MonitorAju, quando necessário.

Com uma média de 30 ligações diárias, o serviço registra variadas razões para a procura da população. Os casos de covid-19, por exemplo, representam 10,3% dos assistidos. Já a ansiedade e o medo figuram, também, entre os principais motivos que levam as pessoas a recorrerem ao apoio psicológico, 9,9% e 8,2%, respectivamente.

De acordo com a coordenadora, as motivações para a procura têm muito a ver com a instabilidade e dimensões do vírus. “Estamos lidando com um vírus que possui muitos fatores ainda desconhecidos e isso leva a uma alteração psicológica. É tanto que a própria OMS [Organização Mundial da Saúde] orienta a oferta desse tipo de serviço em situações de pandemia ou desastres naturais. O que temos percebido é que, além das questões sobre a saúde em si, as pessoas têm procurado por outras razões. Já registramos, por exemplo, gente que estava com problemas com um terreno e ligou para ter um suporte”, destaca Chenya.

De acordo com a coordenadora do Serviço, a pandemia da covid-19 possui características singulares, no sentido de sua extensão, velocidade de crescimento, impacto geral na população e nos serviços de saúde, bem como acesso a um volume muito grande de informações. Neste sentido, ressalta a coordenadora, as consequências da pandemia são também diversas.

“O serviço fala por si só. Quando nos referimos a equidade, por exemplo. Os bairros que mais têm procurado o serviço são Santa Maria, São Conrado e Farolândia, então, mostra que os bairros têm sido diversificados, ou seja, não existe uma classe, uma região ou bairro específico. A necessidade desse suporte atinge de forma generalizada. Por ser um serviço 0800, o alcance também se amplifica”, frisa a coordenadora.

O atendimento é disponibilizado de segunda a sexta, pelo 0800 729 3534 (opção 2), e aos sábados pelo 3304 3599, sempre das 8h às 20h. Ao ligar, o cidadão tem sua chamada repassada para um dos vinte psicólogos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (Reap), dentre profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e residentes da UFS.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.