Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe vai qualificar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho 5 de Maio 19H:27

Sergipe vai qualificar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho

Uma parceria firmada em abril entre as Secretarias do Trabalho e dos Direitos Humanos e Cidadania, vai iniciar o processo de qualificação de pessoas com deficiência em Sergipe. Essa parceria possibilita a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, de acordo com o que determina o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem limite, por meio do Decreto 7.612, de 17 de novembro de 2011.


Para o secretário de trabalho Antonio Hora, o principal problema para inserir o deficiente no mercado de trabalho é a falta de qualificação profissional. “A gente capta vagas para deficientes junto às empresas e os nossos cadastros não suprem as vagas abertas no mercado. O Pronatec- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - desenvolvido pelo Ministério de Trabalho , pode ser uma ferramenta para minimizar esse problema, já que vai dar uma qualificação profissional, uma formação mais específica para o que o mercado está demandando”, acrescentou.

A qualificação também vai atender o trabalhador sem deficiência e o jovem entre 16 e 24 anos. Para isso a secretaria de Trabalho já solicitou ao Ministério do Trabalho e Emprego, a liberação de 50 mil novas vagas em 51 cursos para a qualificação de pessoas na capital e nas 74 cidades do interior de Sergipe, através dos programas Pronatec-Trabalhador e Pronatec-Jovem Trabalhador.A expectativa é que os cursos sejam iniciados no segundo semestre de 2014.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. No Programa, são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, do Senac, do Senar e do Senat, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.

Apoio ao trabalhador

Desde de 2007, o Núcleo de Apoio ao Trabalhador , já encaminhou 78.205 mil trabalhadores ao mercado de trabalho, qualificou 20.229 mil pessoas; expediu 58.191mil Carteiras do Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.