Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe terá loteria estadual 1 de Outubro 5H:17
PODER | Por Max Augusto

Sergipe terá loteria estadual

Serviço terá como foco a ampliação de ações para redução da vulnerabilidade socioeconômica no estado. Recursos também deverão contribuir com as áreas de Cultura e Meio Ambiente

O Projeto de Lei Ordinária nº 218/2021, de autoria do Executivo Estadual, foi aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nessa quinta-feira (30). A aprovação autoriza o Estado a prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, o serviço público de loteria, na forma do Artigo 175 da Constituição Federal, alterando a Lei nº 8. 638 de 27 de dezembro de 2019.

A criação da Loteria Estadual tem o intuito de contribuir para incrementar o financiamento das ações dirigidas à inclusão e assistência social, bem como à redução da vulnerabilidade socioeconômica, permitindo que Sergipe possa reduzir a pobreza e a extrema pobreza decorrentes da crise que afeta todo o país. Os recursos também deverão contribuir com as áreas de Cultura e Meio Ambiente.

“Trata-se de uma oportunidade importante para aperfeiçoar o sistema de financiamento de políticas públicas voltadas ao combate das desigualdades sociais em nosso estado. Infelizmente, a pobreza e a extrema pobreza no Brasil vêm aumentando neste ano de 2021, acima, inclusive, dos níveis observados no período anterior à pandemia. Nosso governo vem realizando várias ações com o objetivo de amenizar a crise que atinge a todos, mas mais fortemente às pessoas mais vulneráveis, foi assim com a criação do Cartão Mais Inclusão que, somente neste mês de setembro, pagou R$ 2,3 milhões para cerca de 20 mil beneficiários para aquisição de alimentos. Criamos, ainda, o Mão Amiga – Pró-Sertão Bacia Leiteira para amenizar a situação dos pequenos criadores do sertão na época da seca. Também adquirimos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por preços justos, alimentos produzidos por nossos agricultores familiares e doamos para pessoas em situação de insegurança alimentar, dentre outras ações para o fortalecimento das políticas de proteção social em Sergipe”, declarou o governador Belivaldo Chagas.

O PL considera o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que permite que os Estados instituam o serviço público de loteria, desde que respeitada a competência da União para regular as modalidades de atividades lotéricas passíveis de exploração. O projeto aprovado prevê, ainda, que caberá à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) planejar, organizar e fiscalizar o serviço público de loteria, inclusive no que se refere à sua concessão ou permissão diante do que está firmado na Constituição.

 

Agência Sergipe de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.