Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe tem a menor taxa de contágio por Covid-19 no Brasil 15 de Setembro 6H:44
COTIDIANO

Sergipe tem a menor taxa de contágio por Covid-19 no Brasil

Seis meses após o primeiro caso confirmado da Covid-19 em Sergipe, o estado registra a menor taxa de contágio pelo vírus no Brasil, de 0,69, de acordo o índice da Covid Analytics, calculado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 O estado de Alagoas também aparece com o mesmo índice, de 0,69. O número efetivo de reprodução (Rt) é uma métrica chave, que representa a taxa de infectividade do vírus, ou seja, para quantas pessoas, em média, um indivíduo infectado transmite a doença. 

Já são seis semanas consecutivas com redução de casos e mortes por Covid-19 em Sergipe.

Segundo o governador Belivaldo Chagas, a queda crescente nos números despertou o interesse de pesquisadores do País e pode ser explicada, em parte, pelas medidas firmes tomadas pelo Estado desde o início da pandemia.

“O caso em Sergipe é como se fosse um V invertido. Tivemos o primeiro caso confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em 14 de março e, imediatamente, adotamos as medidas de emergência necessárias para conter a propagação do vírus. Depois, houve um pico de crescimento até o dia 17 de julho, a partir de então, começamos a registrar uma queda, inclusive, servindo de estudo por parte de outros estados e de técnicos e cientistas. Talvez tenha sido fruto do trabalho de todos nós, para que pudéssemos segurar a onda de crescimento para chegarmos a esses números favoráveis de hoje”.

Em maio deste ano, um estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que Sergipe foi o estado do Nordeste, que mais adotou ações de enfrentamento ao coronavírus desde o início da pandemia.

“Nossa maior preocupação desde o início sempre foi com as vidas das pessoas, todas as medidas adotadas sempre foram baseadas em orientações técnicas e cientificas. Claro que é tudo novo para todos e não podemos afirmar precisamente o que realmente explica o nosso cenário atual nem se ele será contínuo, mas a certeza que temos é que fizemos e estamos fazendo todo o esforço possível para minimizar os impactos da doença no nosso estado e na nossa população”, destacou Belivaldo.

O professor do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutor em Bioquímica Lysandro Borges, que desenvolve estudos relacionados à Covid-19 em Sergipe, informou que a taxa de circulação do vírus, entre abril e maio, era de 4.5 no estado. Para o pesquisador três fatores têm contribuído para a redução no número de casos e mortes pela doença: os linfócitos T, a imunidade de rebanho e a adesão do uso da máscara, principalmente na Grande Aracaju.

“Os linfócitos T são células de defesa do nosso organismo, que atacam tudo que é estranho. As pesquisas demonstraram que essa célula já está apta a atacar o SARS-COV-2 sem nunca ter tido contato com ele”, explicou.

O governador reforçou que apesar das semanas consecutivas de queda, ainda não é hora para relaxar com relação às medidas preventivas e pediu que a população continue colaborando para que os números não voltem a crescer no estado.

“Todas precisam continuar atentos às medidas de higiene, como a lavagem das mãos com água e sabão e uso álcool em gel, além do distanciamento social e uso de máscara. Tudo indica que a nossa insistência para a adoção coletiva dessas medidas, assim como para que os estabelecimentos sigam os protocolos sanitários de saúde têm gerado esse resultado e precisamos manter isso para não retrocedermos”, alertou o chefe do Executivo estadual.

Lysandro Borges pontuou que, inclusive, há indícios de que o uso de máscara tenha uma grande relevância nesse contexto. O que pode explicar que, agora, os números da doença sejam maiores no interior do estado, já que a adesão ao uso do item de proteção é menor fora da Grande Aracaju.

“Por isso que, agora, nós temos o aumento do número de casos nos interiores, pela não adesão do uso da máscara”.

Fonte: Agência Sergipe

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.