Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe produz cacau, açaí e cupuaçu 16 de Dezembro 1H:01

Sergipe produz cacau, açaí e cupuaçu

Frutos típicos da região norte, o açaí e o cupuaçu ganham espaço nas lavouras do sul sergipano. A diversificação da fruticultura conquistou os pomares de Arauá, Pedrinhas, Indiaroba, Umbaúba e Santa Luzia do Intanhy, antes dominados pela citricultura. Com o apoio técnico do governo do Estado e a distribuição de mudas, os produtores sergipanos já obtêm bons resultados.


No município de Pedrinhas, por exemplo, o agricultor familiar Agostinho Alves de Andrade investiu no cupuaçu e açaí para incrementar a renda familiar. Em 2013, ele produziu 220 litros de polpa de açaí em uma área de 1,3 hectares.


Presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitoza de Carvalho, explica que a diversificação de culturas foi implantada como uma alternativa em meio à crise na citricultura. “O trabalho de diversificação de culturas é realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e surgiu durante a crise da citricultura, para que os agricultores tivessem opções para enfrentar a crise. Quando não se tem o preço da laranja, se tem o das outras frutas. Isso não os torna menos susceptíveis às inconstâncias e nervosismos dos mercados frutícolas convencionais, mas também não os deixará refém de uma única cultura Estamos no terceiro ano do projeto e os resultados superam as expectativas”, diz, acrescentando que a produção é vendida para o comércio local e outros municípios.


Já no município de Santa Luzia, o agricultor Cícero dos Santos vem produzindo cupuaçu, em uma área de pouco mais 0,3 hectares. Ele plantou 150 pés da fruta que lhe renderam, no ano de 2013, 250 quilos da polpa, um rendimento considerado bom quando levado em consideração o custo da produção. Ele explica que investiu R$ 2.400,00 por hectare no cultivo e lucrou R$ 6.400 com a venda dos 250 quilos de polpa.


A diversificação de culturas é incentivada pelo governo através da distribuição de
mudas. Somente este ano, já foram distribuídas 186 mil mudas. Além disso, a Empresa de Desenvolvimento Agrário (Emdagro) oferece suporte técnico aos produtores com treinamentos e oficinas sobre manejo das culturas.


Cacau
Produto tradicional da Bahia, o cacau tem sido uma opção rentável de cultura no estado. O agricultor José Ângelo de Souza possui uma propriedade entre Umbaúba e Santa Luzia do Intanhy e investiu no cacau para diversificar sua produção. Este ano, ele estima produzir três mil quilos de cacau numa área de 1,5 hectares. A safra é considerada alta quando comparada com a produção da fruta na Bahia, principal produtor de cacau do país, cuja média de produção por hectare é de 330 quilos.


Para comercializar seu produto, José Ângelo conta com o apoio de uma Cooperativa da região, que despolpa os frutos, deixando as amêndoas para serem comercializadas nos municípios baianos de Gandu, Valença, Ibirapitanga e Floresta Azul.


Assistência Técnica
Os agricultores que apostam na diversificação de culturas contam com a assistência técnica da Emdagro através de oficinas, cessão de insumos, mudas e adubos.


Além disso, o Governo do Estado distribuiu 186,9 mil mudas na composição de Unidades Demonstrativas e de pequenos pomares, bem como foram desenvolvidos dois campos sergipanos de fornecimento de material básico registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para sementes de açaí (Pedrinhas) e de cupuaçu (Santa Luzia), os primeiros do Estado. Também foram realizados 09 treinamentos e excursões técnicas temáticas; 09 unidades de observação instaladas; confecção de folders técnicos sobre manejo das culturas.


Dentre outras ações, foi desenvolvida uma base de dados de custos e de comercialização e receita (cacau, açaí e cupuaçu); criado um plano estadual e proposta de manejo técnico definido e preconizado para as culturas (produção de mudas e manejo de pomares); e a produção independente de 3500 mudas de fruteiras pelos produtores envolvidos.


Agência Sergipe de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.