Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe pode voltar à rota para instalação de usina nuclear 14 de Fevereiro 12H:06
PODER | Por Max Augusto

Sergipe pode voltar à rota para instalação de usina nuclear

O Ministério de Minas e Energia divulgou esta semana o Plano Decenal de Energia (PDE) 2029. O estudo foi produzido pela Empresa de Pesquisas Energética (EPE) e uma das novidades é que o documento apontou a possível instalação de usinas nucleares no Brasil – o que estaria previsto num horizonte para além de dez anos, conforme publicou ontem o jornal Estadão.

Isso pode colocar Sergipe de volta à rota para a instalação de uma usina nuclear. Os municípios de Gararu, Porto da Folha e Poço Redondo já haviam sido apontados em estudo feito pela Eletrobras como áreas viáveis, por conta da proximidade com o rio São Francisco.

O objetivo, de acordo com plano, é que durante a próxima década sejam realizados os preparativos para a expansão da utilização deste tipo de energia no Brasil, incluindo escolhas dos possíveis locais de construção e as licenças ambientais.

Com um capítulo dedicado à fonte, o estudo considerou como uma “opção natural” o desenvolvimento deste segmento, para garantir a expansão de energias renováveis no Brasil.

Além dos municípios Sergipanos, o estudo da Eletrobras apontou 40 localidades como tecnicamente propícias para a instalação de novas centrais nucleares. O PDE 2029 quer aprofundar esses estudos e selecionar os melhores locais.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.