Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe participa das Competições Senac de Educação Profissional 1 de Outubro 18H:48
COTIDIANO | Por Max Augusto

Sergipe participa das Competições Senac de Educação Profissional

Mais uma vez Sergipe enviará representantes às Competições Senac de Educação Profissional, que acontecerão no Hotel Escola do Senac na Ilha do Boi, em Vitória-ES, entre os dias 04 e 31 de outubro. O objetivo é testar os alunos através de desafios realizados em ambientes que simulam condições reais e cotidianas de cada ocupação. Durante as provas eles serão desafiados a resolver situações de trabalho específicas de suas áreas, estimulando a visão ampla dos processos e o comprometimento com a qualidade.

 

Além disso, a disputa busca identificar talentos que possam representar o Brasil na próxima WorldSkills, a mais importante competição de educação profissional do mundo, que acontecerá em 2022 em Xangai, na China.

Nesta edição das Competições Senac, dois alunos da instituição vão representar o Estado de Sergipe: Ronald Nicolas (ocupação Cozinha) e Meire Ellen (ocupação Cabeleireiro).

Os treinos são diários e intensos, pois os critérios de avaliação são diversos e o nível de exigência da competição é alto. Por este motivo, Ronald está sendo treinado pelos instrutores desde o ano passado, em razão do adiamento da edição de 2020, e Meire Ellen está sendo preparada há cerca de seis meses.

“Sergipe já tem um histórico vitorioso nas Competições Senac de Educação Profissional, inclusive trazendo uma medalha de prata na última edição. Neste ano, novamente estamos oferecendo todo o treinamento necessário para que os nossos alunos tenham um bom desempenho e tragam medalhas. Mas, independentemente dos resultados, eles já são vencedores por terem se dedicado tanto nos últimos meses, e com certeza todo o conhecimento e as técnicas desenvolvidas nos treinos farão a diferença em seu futuro profissional”, destacou Priscila Felizola, diretora regional do Senac Sergipe.

Atleta dos sabores

Habituado a competições no âmbito esportivo do atletismo, handebol, karatê e natação, Ronald vai enfrentar uma disputa diferente nos próximos dias, mas que será determinante para o seu futuro e a carreira na qual pretende seguir. O jovem está há cerca de um ano e oito meses aprendendo novas técnicas e aperfeiçoando suas habilidades com auxílio dos instrutores Luciana, Edivane e Amintas.

“Está sendo uma experiência diferente a cada dia, pois sempre tem algo para me desafiar e me fazer sair da zona de conforto. Acredito muito na minha evolução pessoal e profissional. Antes eu sempre via pratos incríveis no Instagram e pensava que queria chegar naquele nível. Hoje posso dizer que estou mais perto do que nunca deste objetivo. Só de olhar o prato já consigo identificar as técnicas e os ingredientes que foram utilizados e, sem dúvidas, me sinto muito mais capaz de cozinhar e aprender ainda mais”, disse.

O aluno conta que o convite para as Competições trouxe mais motivação. “Quando surgiu a proposta de participar da primeira seletiva, eu nem sabia do que se tratavam as Competições. Mas ali eu percebi que aquela seria a oportunidade de ter o que sempre sonhei e chegar ao nível do profissional que eu almejo ser”, declarou Ronald.

“Energia boa”

A jovem Meire Ellen também vive a expectativa de viajar ao Espírito Santo nas próximas semanas. Ela será a competidora sergipana na ocupação Cabeleireiro, segmento que já trouxe para este Departamento Regional uma medalha de prata na última edição.

“Quando eu soube o quanto a competição transformou a vida das antigas participantes, eu quis viver isso também. Queria amadurecer e me tornar uma boa profissional assim como elas, e por isso estou me dedicando 100% à preparação. Sem dúvidas esta é uma das experiências mais incríveis que eu já vivi, e sou muito grata ao Senac pela oportunidade de saber o que quero fazer para o resto da minha vida”, disse a aluna.

Meire está sendo preparada pelas instrutoras Shirlei Campos e Jeisiane Matos, esta última egressa do Senac e participante da competição em 2016. Ambas são fontes de inspiração para Meire, segundo a competidora. “As duas são maravilhosas e excelentes profissionais e é nelas que eu me inspiro. Elas têm me preparado com muito amor e dedicação e acredito que, o que eu estou aprendendo com elas, eu não aprenderia em nenhum outro lugar”, acrescentou.

A aluna revelou, ainda, que pretende voltar ao Senac para estudar outros cursos, quando todo este processo acabar. “Sei que vou sentir muita falta quando a competição passar, mas tenho certeza que voltarei para estudar mais, pois quero me especializar na minha área. Aqui é um lugar de muito aprendizado e de pessoas com energia boa”, concluiu Meire.

Mais sobre as Competições Senac de Educação Profissional – São uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, em que os alunos selecionados vão simular situações reais de trabalho e exigir um desempenho de excelência em sete ocupações: Florista, Cozinha, Estética e Bem-estar, Cabeleireiro, Recepção de Hotel, Serviço de Restaurante, Cuidados de Saúde e Apoio Social.

Para a Instituição, o evento garante maior intercâmbio e compartilhamento de experiências entre os Departamentos Regionais. Também favorece o aprimoramento do Modelo Pedagógico Senac, permitindo a disseminação e incorporação de novas técnicas por parte de docentes e equalizando os processos educacionais de todos os Departamentos Regionais com relação ao desenvolvimento e à avaliação por competências.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.