Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe é o estado do Nordeste que menos sofre com a seca 1 de Agosto 11H:07
COTIDIANO | Por Max Augusto

Sergipe é o estado do Nordeste que menos sofre com a seca

As fortes chuvas que geraram problemas na capital e em alguns municípios sergipanos deixaram em seu rastro boas notícias também. Graças a elas, Sergipe é o estado do Nordeste que menos sofre com efeitos da seca ou estiagem.

Ao todo, oito prefeituras decretaram estado de emergência: 5 sofrem com seca e 3 com estiagem. Isso representa pouco menos de 10% dos municípios.

De acordo com imagens de satélite da cobertura vegetal desta semana, Sergipe é o único estado do semiárido onde praticamente não foi identificada vegetação seca.

O mapa da umidade dos solos também mostra que o Semiárido sergipano está com o maior percentual de umidade dos solos em toda a região, em torno de 30%. E isso é uma excelente notícias para os agricultores.

No Nordeste

Já em relação aos demais estados da região Nordeste, as notícias não são muito boas. Um total de 844 municípios do Semiárido brasileiro encontra-se em situação de emergência, em função da ocorrência de seca e estiagem.

O número corresponde a 67% dos municípios da região, que obtiveram reconhecimento federal dessa condição de desastre natural.

As informações são do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), ligado à Defesa Civil nacional, e foram obtidas no dia 24 de julho de 2019.

Apesar do alto percentual de municípios do Semiárido em situação de emergência, por conta de seca e estiagem, ainda há alguns que aguardam o reconhecimento federal desta condição. É o caso de prefeituras em Alagoas, onde ocorre atualmente situação de estiagem, mas ainda aguardam reconhecimento federal da situação emergencial.

Há ainda estados onde a data de validade do decreto de reconhecimento federal já expirou (a duração é de apenas 180 dias).

Monitoramento
O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) realiza o monitoramento semanal, através de imagens de satélites, dos principais indicadores de seca, para todo o Semiárido brasileiro.

Com base nessas imagens de satélites, são observadas como está a seca em cada estado da região. A análise é feita de acordo com o índice de cobertura vegetal, um dos principais indicadores de seca, e do percentual de umidade dos solos de cada localidade.

Os mapas da condição da vegetação de cada estado permitem identificar as áreas com seca grave (vermelho), aquelas com seca moderada (amarelo) e as áreas onde não há registro de seca (verde).

Já as imagens de satélite da umidade dos solos mostram o percentual da umidade do solo de cada localidade, identificando até 10 cm de profundidade. Essa ferramenta é muito importante para apoiar a produção agrícola na região.

 

Com informações da ONG Letras Ambientais

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.