Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe é o 6º estado mais ineficiente do País, aponta Datafolha 20 de Agosto 6H:10
PODER

Sergipe é o 6º estado mais ineficiente do País, aponta Datafolha

Numa escala que analisa os 26 estados brasileiros que entregam mais educação, saúde, infraestrutura e segurança à população, utilizando o menor volume de recursos financeiros, Sergipe aparece na 21ª colocação - e é considerado ineficiente.

Chamado de REE-F (Ranking de Eficiência dos Estados – Folha) a ferramenta considerou 17 variáveis agrupadas em 6 componentes para calcular a eficiência dos 26 estados e detalha ainda a situação das finanças de cada uma das gestões.

Em 2017, 50,5% da receita total de Sergipe era gasta com o funcionalismo, o equivalente a R$ 4,3 bilhões de uma receita que totaliza R$ 8,5 bilhões. Destes, 28,5% com servidores ativos e 22% com inativos.

Comparando com o vizinho, o estado de Alagoas, que está classificado numa posição menos ruim do que Sergipe, por lá 40,1% da receita é gasta com o funcionalismo público. Destes, 22,2% com ativos e 17,8% com os inativos.

Voltando aos dados sergipanos, a maior ineficiência do Estado está na Educação, onde ele pontua 0,147, sendo a média do Brasil 0,463.

Em outra comparação, dessa vez com o estado considerado o mais ineficiente do País, o Amapá, ainda assim, Sergipe se mantém atrás quando o assunto é educação. O Amapá pontuou 0,317.

Confira a avaliação completa do Datafolha

Foto: Seed

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.