Poder e Cotidiano em Sergipe
Senador Laércio apoia proposta de Thiago de Joaldo sobre o Finate 10 de Março 16H:32
PODER

Senador Laércio apoia proposta de Thiago de Joaldo sobre o Finate

O senador Laércio Oliveira declarou apoio à solicitação do deputado federal Thiago de Joaldo sobre a proposta de rediscussão do Fundo de Incentivo a Arrecadação Tributária Estadual (Finate). Ele defendeu mudanças que busquem garantir a imparcialidade no recolhimento da tributação.

O Finate foi criado com o objetivo de incentivar a produtividade de seus agentes de fiscalização e de auditoria fiscal. A lei previu, dentre outras coisas, que esses servidores, ao aplicarem multas infracionais (espécies tributárias acessórias) aos contribuintes, pudessem receber “prêmios” em dinheiro, acrescidos aos seus salários, como prevê o artigo 2º, em seu §1º, inciso II, da referida lei.
“Eles acabam incentivando o que se chama de indústria da multa, porque para você pagar essas gratificações aos auditores fiscais, a lei que criou esse fundo diz que somente o resultado de multas são direcionados para esse fundo”, explicou Thiago de Joaldo.


Em documento enviado para o governo do estado, Thiago de Joaldo defendeu que o aumento da arrecadação tributária seja feito com foco na produtividade. “Em inúmeras visitas feitas a empresários de variados setores de Sergipe, foram marcantes e repetitivas as reclamações feitas por estes, que contribuem decisivamente tanto para a manutenção do caixa público (que garante os serviços públicos que utilizamos de diversas formas) quanto para a geração de trabalho para nosso povo, diante de atos fiscalizatórios de agentes públicos da SEFAZ/SE”, informou o ofício do deputado.
Laércio concorda com o deputado que a medida é necessária para adequar o que é praticado no estado com a Constituição. “A Constituição Federal diz que para a administração pública alguns princípios precisam ser observados, e entre eles, o da moralidade e da imparcialidade”, disse Laércio.

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.