Poder e Cotidiano em Sergipe
Senador Alessandro quer suspender “orçamento secreto” de Bolsonaro 7 de Junho 10H:44
PODER | Por Max Augusto

Senador Alessandro quer suspender “orçamento secreto” de Bolsonaro

O senador Alessandro Vieira quer suspender a execução do chamado “orçamento secreto”. Os partidos Cidadania e Psol divulgaram que vão ingressar hoje com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), neste sentido.

De acordo com o que foi divulgado pelo jornal ‘O Estado de São Paulo’, orçamento paralelo contaria com até R$ 3 bilhões teria sido organizado pela presidência para destinar recursos a parlamentares que votassem nos candidatos governistas na eleição para presidência da Câmara e Senado. O presidente negou a existência da operação.

Parte dos recursos teriam sido usadas para comprar tratores com valores superfaturados, o que ficou conhecido como “tratoraço”.

Em entrevista ao site Poder 360 o senador Alessandro explicou que o objetivo da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) seria estancar os repasses das chamadas emendas do relator-geral (RP9), que seriam usadas no esquema.

“A execução orçamentária tem que respeitar a máxima transparência para que o dinheiro seja aplicado efetivamente onde é necessário, evitando desperdício e corrupção“, disse o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) ao Poder 360.

Um dos argumentos é que a indicação da destinação dos recursos apenas por aliados do governo federal fere os princípios da impessoalidade e da eficiência na gestão pública, que são previstos na Constituição.

Segundo Vieira explicou à reportagem do Poder 360, a execução das emendas do tipo RP9 favorece políticos, estados e municípios sem que haja controle efetivo, quando, na verdade, os gastos do governo deveriam seguir critérios técnicos e levar em conta as condições socioeconômicas de localidades beneficiadas.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.