Poder e Cotidiano em Sergipe
Senado aprova projeto que coloca presos nas ruas em casos de superlotação 6 de Outubro 6H:30

Senado aprova projeto que coloca presos nas ruas em casos de superlotação

O Senado Federal aprovou alterações na Lei de Execução Penal (LEP), que podem comprometer ainda mais a segurança da população e contribuir para a inércia do Poder Público em resolver a problemática carcerária no País.

Entre as principais alterações propostas, que serão submetidas à uma votação na Câmara dos Deputados, estão a progressão antecipada de regime em caso de superlotação da cadeia, a instalação de telefone público com uso monitorado para combater o tráfico de celulares e a distribuição de produtos de higiene, para o coibir comércio clandestino nas unidades.

Além disso, o texto estabelece o fim do limite de um ano para transferências de detentos que cumprem pena em penitenciárias de segurança máxima.

A propositura de relatoria do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) foi resultado de estudos e sugestões de juristas que participaram de uma comissão especial criada em 2012, durante a gestão de José Sarney na presidência do Senado.

Também faz parte do conjunto de alterações da lei uma oferta de penas alternativas para pequenos traficantes não ligados a facções. Dessa forma, um juiz poderia conceder o benefício da transação penal (pagamento de multa ou prestação de serviços) ou mesmo a suspensão condicional do processo.

*Com informações do Jornal O Globo

Foto: Sejuc/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.