Poder e Cotidiano em Sergipe
SEIT dialoga com municípios que ainda não aderiram ao Programa Criança Feliz 4 de Dezembro 10H:42
PODER

SEIT dialoga com municípios que ainda não aderiram ao Programa Criança Feliz

Em Sergipe, 67 municípios já aderiram ao programa, que visa à redução das desigualdades através do desenvolvimento integral da primeira infância

Com o intuito de apresentar o Programa Criança Feliz (PCF) para os municípios que ainda não fizeram a adesão em Sergipe, a diretoria de Assistência Social da Secretaria de Estado da Inclusão (Seit) realizou ontem (03) reunião com representantes dos municípios de Tomar do Geru e Barra dos Coqueiros. Dos 75 municípios sergipanos, 67 já aderiram ao programa federal que visa desenvolver ações para a primeira infância, totalizando 9.800 usuários no Estado.

 

A coordenadora do Programa Criança Feliz em Sergipe, Izabel Almeida, destacou a importância do encontro com os municípios. “Nesta reunião, apresentamos o que é o programa, como ocorre o processo de financiamento e quais são as etapas de implementação do Programa Criança Feliz. Faremos o acompanhamento desses municípios para o possível processo de adesão. Enquanto Secretaria de Estado da Assistência Social, assumimos o papel de assessorar os municípios e capacitar as novas equipes. Vamos buscar estratégias, junto à coordenação do SUAS, para dialogar com os municípios que ainda não aderiram ao programa federal”, disse.

A secretária de Assistência Social de Tomar do Geru, Iara Soares, destacou que o encontro modificou a sua concepção sobre o Criança Feliz. “Eu mudei a minha visão sobre o Programa. A reunião foi bastante esclarecedora, abriu os olhos diante de alguns pontos que eu tinha dúvidas. Agora vou me reunir com o gestor municipal, a equipe da Assistência do município e também a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para, juntos, avaliarmos o material para tomarmos em conjunto a decisão de aderir ou não ao Programa”, pontuou.

Já a secretária de Assistência Social de Barra dos Coqueiros, Rita Freire, disse que já havia procurado outros municípios que fizeram a adesão ao programa para esclarecer dúvidas e compreender sua eficiência. “Achei essa reunião maravilhosa. Nós já tínhamos a intenção de fazer a adesão ao programa e já tínhamos passado também pelo Conselho Municipal de Assistência Social. Quero agradecer à equipe da Seit pelo encontro, que foi muito explicativo para nós, que ainda não tínhamos o esclarecimento técnico sobre o Programa”, comentou.

Lançado em 2016 pelo Governo Federal, o Programa Criança Feliz visa ao desenvolvimento integral na primeira infância, considerando a vulnerabilidade e o contexto social em que as famílias vivem. O seu público alvo é formado por gestantes e crianças de 0 a 3 anos do Cadastro Único, ou de 0 a 6 anos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou afastadas do convívio familiar por medida protetiva. O Estado de Sergipe é adepto ao programa desde março de 2017 e tornou-se referência nacional, por ser pioneiro na capacitação das equipes e na realização de visitas domiciliares.

 

SECOM/SEIT/SEAGRI - Governo de Sergipe
Fotos: Pritty Reis

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.