Poder e Cotidiano em Sergipe
Segue para sanção projeto de Laércio que combate o desperdício de água 9 de Março 20H:44
PODER

Segue para sanção projeto de Laércio que combate o desperdício de água

Por unanimidade, o Senado Federal aprovou nesta quinta-feira o projeto do senador Laércio Oliveira (PP-SE) que muda a Lei do Saneamento Básico para estabelecer que as concessionárias de abastecimento de água e esgoto previnam o desperdício e aproveitem as águas da chuva e de reuso.

Durante discurso no Plenário, Laércio explicou que o PL 175/2020 obriga as empresas a corrigir falhas, evitar vazamentos e perdas, aumentar a eficiência e fiscalizar o sistema de distribuição para combater as ligações irregulares.

“Dentre outros pontos, a proposta estabelece que a União estimule em novas construções residenciais e comerciais, no paisagismo e em atividades agrícolas, florestais e industriais o uso das águas de chuvas e o reuso das águas residuais. As chamadas águas cinzas são todas aquelas descartadas pelas residências por meio de pias, ralos, máquinas de lavar e chuveiros, exceto as usadas nos vasos sanitários”, argumentou Laércio.
O senador sergipano justificou que diante de situações cada vez mais frequentes de escassez e de incertezas, as medidas voltadas para a redução e o uso racional deste recurso natural incentivam o consumo consciente e sustentável. Laércio informou que as águas da chuva e cinzas devem ser destinadas às atividades que tolerem a utilização de águas de menor qualidade.
“As águas das chuvas podem servir para a lavagem de vidros, calçadas, pisos, veículos e para a irrigação de hortas e jardins, por exemplo. Já as águas escoadas de tanques, pias, máquinas de lavar, chuveiros e banheiras serão reaproveitadas no abastecimento de descargas de vasos sanitários ou mictórios. O reúso das águas pode abastecer lagos artificiais, chafarizes de parques, praças e jardins”, explica Laércio.
Laércio Oliveira destacou ainda que a medida favorece o controle da poluição de córregos, rios e lagos; promove a preservação dos mananciais hídricos; e auxilia no combate à possibilidade de inundações.
“São medidas que contribuem para a proteção do meio ambiente. É hora de preservar nossos rios, reservatórios, lagos e aquíferos, para que o nosso Brasil, que detém 12% de toda a água potável do planeta, não venha, também ele, a sofrer com o déficit de abastecimento”, resumiu Laércio.

 

Avanços Ambientais


Favorável à matéria, o relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), defendeu que a proposta representa um avanço na legislação e vai ajudar na conscientização ambiental, além de enfrentar a escassez hídrica no país.
“Evitar o desperdício, aproveitar águas pluviais e estimular o reuso de águas é estabelecer uma nova relação de respeito e sobriedade, ajudando a conscientização ambiental de nossa sociedade, sem a qual nossas ações, por mais bem-intencionadas que sejam, padecerão irremediavelmente de ineficácia. Isso é ainda mais necessário quando nos lembramos que são crescentes a dificuldade de obtenção de água nas grandes cidades e os custos de captação, tratamento e transporte, agravados pela contínua degradação dos mananciais”, esclareceu o senador baiano.
Durante o debate, os senadores elogiaram a proposta e lembraram que a iniciativa foi apresentada quando Laércio Oliveira ainda era deputado, há 10 anos. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) alegou que os sistemas de distribuição de água no Brasil são tecnologicamente inferiores e lamentou que os indicadores de desperdício de água no Brasil são piores que os dos países desenvolvidos. “No Brasil, a média das perdas chega a quase 40%, enquanto média nos Estados Unidos, por exemplo, é de 15%”.
Já o senador Esperidião Amim (PP-SC) alertou que o recurso natural é finito e defendeu incentivos para o uso e o tratamento adequados da água e do esgoto.
“Eu quero cumprimentar esta estreia vitoriosa do senador Laércio, pela qualidade do texto. Espero que no debate sobre o novo arcabouço fiscal nós tenhamos espaço para incentivar e incluir alguma forma de subsídio para viabilizar o marco do saneamento básico”, disse Esperidião.
O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) saudou o empenho de Laércio Oliveira, seu colega de bancada, na aprovação da matéria. “Já na primeira semana de trabalho, meu amigo e conterrâneo Laércio Oliveira mostrou a que veio. Um projeto importante e de mérito que vai melhorar a qualidade de vida dos brasileiros”.
Ex-ministro de Ciência e Tecnologia, o senador astronauta Marcos Pontes (PL-SP) propôs que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) possa incentivar soluções para combater o desperdício de água. “O projeto é importante para o país e para o planeta”, celebrou.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Cid Gomes (PDT-CE) também cumprimentaram o senador Laércio Oliveira pela aprovação da proposta.
O texto segue agora para a sanção presidencial após ter sido aprovado pelo Senado Federal e em quatro comissões na Câmara dos Deputados.

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.