Poder e Cotidiano em Sergipe
Secretária diz que houve avanços na oncologia 21 de Maio 16H:18

Secretária diz que houve avanços na oncologia

"Não há como negar as ações realizadas pelo Governo do Estado que beneficiam diretamente os pacientes oncológicos. Estamos dia a dia vencendo os desafios", destaca a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos. A afirmação da secretária da Saúde de Sergipe é resultado do pacote de medidas adotadas pelo Governo do Estado para garantir a assistência aos pacientes com câncer. A última estratégia, inclusive, veio para zerar a fila de espera por tratamento 3D.



"Estivemos no Ministério da Saúde e conseguimos recursos na ordem de R$ 2.300.000,00 para custear o tratamento fora do Estado, como mais uma opção. Demos início ao processo de contratação obedecendo à legislação, fizemos um levantamento dos pacientes aptos para esse tratamento, o primeiro grupo já começou a realizar a radioterapia em Salvador e o Complexo Regulatório já está formando o segundo grupo. Esse é um outro marco que já apresenta melhoria na assistência a esses pacientes", destaca Joélia Silva Santos.

Para dar mais comodidade aos pacientes oncológicos, as primeiras consultas e exames são feitos aqui em Aracaju, com acompanhamento dos profissionais da Clínica contratada para só se deslocar à Salvador para as sessões. Essa medida foi adotada já que, atualmente, somente o Huse disponibiliza o tratamento 3D em Sergipe.

"No Huse o equipamento já funciona em 3 turnos e com o diagnóstico cada vez mais precoce, o número de pacientes tem aumentado. Aliado a isso, como o tratamento oncológico em Sergipe é referência, acaba atraindo pacientes também de outros Estados. Atualmente, a maior demanda para tratamento 3D é para o câncer de próstata que chega a 89% da necessidade. Além desse, pacientes com câncer de estômago, pulmão, reto, esôfago, mama, colo de útero, laringe e outros também poderão fazer a radioterapia 3D em Salvador", esclareceu a secretária.

Esse contrato permite realizar o tratamento em 300 pacientes, o que equivale a mais de 60% de oferta sobre a quantidade de pacientes hoje na lista de espera por um tratamento 3D, que é de cerca de 170, e considerando que o contrato, a depender da necessidade, pode ser prorrogado chegando a abranger 600 pacientes oncológicos. A medida é transitória até que o Ministério da Saúde instale o segundo acelerador linear no Huse, fruto do Programa de Expansão da Radioterapia. Toda a contratação de mão de obra para instalação é feita pelo próprio Ministério e a fase já é de liberação dos projetos junto aos órgãos licenciadores. Além disso, há previsão de instalação de um outro acelerador 3D no Hospital Cirurgia que hoje realiza apenas radioterapia 2D.

"Essas são medidas que, aliadas à melhoria de equipamentos como os da Braquiterapia, o fluxo do setor e a compra de medicamentos por um período mais prolongado, garantem e ampliam a assistência até a conclusão da obra que constituirá a imagem do sonho do povo sergipano que é o Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Déda Chagas. O Governo não tem esperado concluir uma ação para iniciar outra, mas se comprometido em garantir que esses pacientes tenham acesso ao tratamento. É um desafio de cada vez e todo o esforço tem sido feito para que todos eles sejam transpostos. A Saúde é uma área de muita fragilidade, o SUS a única porta para mais de 80% da população sergipana e o Governo vem tratando a área com a seriedade que ela merece", esclarece Joélia Silva.

Na área onde será levantado o prédio que marcará a história da Saúde em Sergipe, tanto em planejamento quanto em tecnologia, as obras de terraplanagem estão em andamento dentro da previsão. Paralelo a isso, as equipes trabalham para cumprir todas as etapas dentro do prazo, já tendo enviado os projetos complementares para avaliação na Caixa Econômica Federal e posterior licitação.

"Tudo vem sendo feito para que não haja interrupção entre uma fase e outra do projeto. Foi por conta do planejamento da equipe que o projeto arquitetônico já foi aprovado pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Aracaju e pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, devido à instalação do aparelho de radioterapia. Tudo vem sendo feito para cumprir rigorosamente o cronograma. E é por isso também a nossa apreensão com o Proredes que inclui equipamentos para o Hospital que já nasce buscando a acreditação internacional, a fim de garantir um atendimento de excelência para os usuários do SUS. Não queremos que a obra fique pronta e não tenhamos os equipamentos cuja aquisição estão previstos no Proredes para que sejam instalados. Não podemos permitir que o Hospital Especializado em Câncer que é o sonho dos sergipanos se transforme em um elefante branco por conta desse impasse" conclui a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.