Poder e Cotidiano em Sergipe
Sebrae lança programa para ajudar empreendedoras a superar a crise 9 de Julho 12H:48
SERVIÇO | Por Max Augusto

Sebrae lança programa para ajudar empreendedoras a superar a crise

Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13 de julho

O Sebrae lançou um programa de aceleração para ajudar as empresarias sergipanas a desenvolver a sua capacidade empreendedora e superar a crise. A ideia é disponibilizar capacitações e orientações gratuitas com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de negócios e ideias liderados por pessoas do sexo feminino no estado.

 

Por meio do Sebrae Delas (Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso) as mulheres terão a oportunidade de participar de atividades para desenvolver competências técnicas e emocionais buscando gerar negócios inovadores e sustentáveis, poderão participar de eventos para divulgar seus produtos, serviços e realizar parcerias, além de ter acesso a conteúdos sobre aspectos macroeconômicos, mercado, setor de atuação e boas práticas.

Estão sendo oferecidas 80 vagas e as inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 13, no site www.se.sebrae.com.br. Podem participar mulheres empreendedoras que tenham uma ideia de negócio já formatada ou em fase de formatação/operação (candidatas a empresárias), microempreendedoras individuais (MEI) e proprietárias de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) constituídas em Sergipe e que tenham Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal.

“ As empresárias ainda enfrentam muitos desafios, como a maior quantidade de tempo dedicado à família, às atividades de casa e o acesso ao crédito. Em tempos de crise, algumas desigualdades se aprofundam, aumentando ainda mais as dificuldades enfrentadas pelas empreendedoras e refletindo na economia. Acreditamos que a inclusão produtiva das mulheres por meio do empreendedorismo favorece a melhoria dos aspectos sociais, educacionais e indicadores de saúde tanto das empreendedoras quanto de suas famílias”, explica a analista técnica do Sebrae, Mariana Araújo.

Compromisso

O programa será 100% digital e os encontros serão realizados utilizando a plataforma Microsoft Teams. As capacitações serão realizadas entre julho e dezembro, sempre no período da tarde, em datas previamente comunicadas. Além disso, haverá uma agenda extra que será divulgada durante o programa com eventos, também online, agregando outros conhecimentos às participantes, sendo opcional a participação neles.

O Sebrae reforça que o atingimento das metas de cada empreendedora dependerá diretamente do grau de envolvimento e comprometimento, assim como a determinação de implementar as ações propostas ao longo do programa. Esta implementação das ações requer esforço individual. O Sebrae em Sergipe não será responsabilizado pelo insucesso do empreendimento/negócios geridos pelas participantes.

Um levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2018, revela que em Sergipe 95,8 mil pessoas do sexo feminino são proprietárias de um negócio. O número representa 34% do total de empreendedores do estado.

Essas mulheres optam pela criação de um negócio motivadas principalmente pela necessidade de obter uma nova fonte de renda ou adquirir sua independência financeira. O estudo mostra que a maioria delas atua na informalidade. Cerca de 2/3 das proprietárias de um negócio trabalha sem CNPJ. Além disso, dentre as quase 96 mil empreendedoras sergipanas, 87% delas atua por conta própria.

 

Da Ascom/Sebrae

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.