Poder e Cotidiano em Sergipe
Saúde divulga primeiro Boletim Epidemiológico da dengue do ano 3 de Março 10H:23
COTIDIANO

Saúde divulga primeiro Boletim Epidemiológico da dengue do ano

Em 2020 a dengue apresentou um aumento de 128% nos casos notificados, em relação à mesma época em 2019

O boletim epidemiológico elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), que tem como objetivo divulgar o cenário epidemiológico das arboviroses causadas pelo Aedes aegypti, mostra que, de 29 de dezembro de 2019 a 15 de fevereiro de 2020, foram notificados 214 casos suspeitos de dengue, com 43 confirmados, 95 descartados e 76 em investigação. No mesmo período, surgiram 31 casos suspeitos de chikungunya, com nove confirmações, 11 descartados e 11 em investigação. Em relação à zika, quatro casos foram notificados, mas nenhum confirmado.

De acordo com os resultados apresentados no boletim, em 2020 a dengue apresentou um aumento de 128% nos casos notificados, em relação à mesma época em 2019. Os dados referentes à chikungunya também refletem aumento quando comparados ao ano anterior, com uma variação de 72% nos casos notificados. Já a zika apresentou um cenário de baixa ocorrência.

A gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, reforça que as arboviroses, principalmente a dengue, continuam, e o perigo de surto e epidemias ainda não passou. “Nós tivemos um ano de 2019 bem crítico, e agora um aumento em relação ao mesmo período do ano passado. A população deve permanecer atenta. Nós estamos começando o mês de março, um mês que se caracteriza por chuvas acompanhadas de calor, de sol, tudo o que requer muito cuidado e muita atenção de todos nós”, disse a gerente.

Os municípios com maior incidência de dengue são Nossa Senhora do Socorro, com 13 casos confirmados, Aracaju e Lagarto com nove, respectivamente, e Laranjeiras com quatro. Barra dos Coqueiros, Estância, Itabaiana, Japaratuba, Salgado, São Cristóvão, Simão Dias e Siriri apresentam um caso confirmado, cada. Para a chikungunya, os casos confirmados estão em Aracaju, Estância, Nossa Senhora do Socorro e Salgado.

O combate continua!

As ações do Governo de combate às arboviroses não pararam. Uma nova Campanha Contra a dengue foi lançada em todo o estado de Sergipe e conta com banners, folders, carros de som, peças publicitárias de divulgação para imprensa, revista em quadrinhos com jogos e brincadeiras, atividades educativas que serão colocadas em prática nas escolas para que, de forma lúdica e didática, as crianças aprendam mais sobre o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, a diferença entre elas, os sintomas, cuidados e dicas de prevenção.

“É preciso salientar que a Brigada Itinerante está trabalhando, fazendo as visitas nos municípios, com base nos índices de infestação. O uso do carro fumacê, quando há necessidade nós colocamos no território afetado e tem as ações educativas da campanha que o Estado está veiculando na mídia, com uma nova roupagem, algumas ferramentas novas e lúdicas para trabalhar com a educação em sala de aula, o que é muito bom, porque a criança hoje é formadora de opinião também”, concluiu Sidney.

 

Da Agência Sergipe de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.