Poder e Cotidiano em Sergipe
Saúde de Aracaju recomenda uso de máscaras para evitar nova onda de covid 22 de Novembro 11H:51
COTIDIANO

Saúde de Aracaju recomenda uso de máscaras para evitar nova onda de covid

Os casos confirmados de covid-19 continuam aumentando na capital sergipana. Conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nas últimas semanas o crescimento foi superior a 200%. Ante esse quadro, a Prefeitura de Aracaju reforça a necessidade do uso de máscaras de proteção facial e demais medidas sanitárias para evitar a transmissão do vírus.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Waneska Barbosa, uma nova onda de covid-19 não é descartada. “Essa tendência já vem sendo visto em outros estados e Aracaju também vem apresentando. Por isso, voltamos a reforçar as orientações. O uso de máscara é extremamente importante”, frisa a gestora.

Na segunda semana do mês de novembro, Aracaju registrava uma média de oito casos confirmados por semana, no entanto, na semana seguinte, de 13 a 17 de novembro, a média cresceu para 25 casos, o que significa um aumento de 200%.

Ainda conforme a secretária, a positividade dos exames saltou de uma média de menos de 1% na última semana de outubro e primeira de novembro, para 26% nas semanas seguintes. No dia 18 de novembro, Aracaju registrou 111 casos confirmados.

“Pessoas que têm comorbidades, idosos, gestantes e pessoas imunossuprimidas, que estejam em locais com aglomeração, devem voltar ao uso da máscara de proteção facial, bem como a higienização das mãos, seja com água e sabão ou uso de álcool 70%”, reforça Waneska.

A secretária destaca também a importância da continuidade da vacinação contra a covid-19 como uma das principais medidas para barrar o avanço dos casos graves da doença. Atualmente, quatro pessoas encontram-se internadas por covid-19 em Aracaju. Segundo Waneska, são pessoas acima de 70 anos com comorbidades que, por estarem vacinadas, apresentam quadro leve da doença.

“Pessoas que não tomaram a terceira e a quarta doses, a vacina está disponível nas unidades básicas de saúde. É necessário fazer o reforço, tanto o primeiro como o segundo reforço, para que essas pessoas possam estar mais protegidas contra uma contaminação. Voltamos a ter casos de internamento, mas graças a Deus são pessoas que estão evoluindo com casos mais simples da doença, por conta da vacinação. Então, é extremamente importante que as pessoas que não tomaram a vacina procurem uma Unidade Básica de Saúde e façam seus reforços”, disse a secretária.

Vacinação
Na fase atual, a campanha de imunização contra a covid-19 contempla as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades, com a aplicação da Pfizer Baby.

Crianças a partir de 3 anos também podem ser vacinadas, porém, o imunizante CoronaVac está em falta, sem previsão de reabastecimento pelo Ministério da Saúde. Desta forma, pais ou responsáveis pelas crianças de 3 e 4 anos devem aguardar o recebimento da CoronaVac.

“Crianças de 5 a 11 anos que receberam primeira dose de CoronaVac, devem tomar a Pfizer pediátrica na segunda dose. Já adolescentes e adultos acima de 12 anos que tomaram a primeira dose com CoronaVac, preferencialmente na segunda dose utilizar o imunizante Pfizer. Também terão acesso ao serviço todas as pessoas que estejam com alguma dose pendente, incluindo o reforço”, enfatiza a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro.

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.