Poder e Cotidiano em Sergipe
Saiba com denunciar descumprimento de medidas para enfrentamento da covid-19 24 de Março 8H:20
SERVIÇO

Saiba com denunciar descumprimento de medidas para enfrentamento da covid-19

A Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe já adotaram diversas medidas preventivas para frear a propagação do novo coronavírus (covid-19) na capital e em todo o estado. Ao longo dos últimos dias, decretos foram baixados como forma de impedir aglomerações e manter as pessoas em suas casas.

 

No entanto, se houver desobediência a tais medidas, como manter em funcionamento o estabelecimento que deve estar fechado, o cidadão pode denunciar à Vigilância Epidemiológica do Município de Aracaju pelo telefone 156, da Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, ou à Polícia Militar, pelo 190.

Fechado
A propagação da covid-19 se intensifica quando há muitas pessoas juntas em espaços abertos ou fechados. Por esta razão, a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe decretaram, terminantemente, o fechamento de diversos estabelecimentos.

Assim, estão proibidos o funcionamento de igrejas e templos; hotéis; academias, shoppings centers (apenas os espaços em que funcionam restaurantes com serviços delivery); galerias; boutiques; clubes; boates; casas de espetáculos; salões de beleza; clínicas de estética, de saúde bucal (com exceção de atendimento de urgência e emergência); comércio em geral; escolas, faculdades e universidades das redes pública e privada; bares e restaurantes (exceto os que ofereçam serviço de entrega).

Aberto
Apenas os serviços considerados essenciais à manutenção da vida humana têm permissão de continuar atendendo as pessoas na capital e no interior. Assim, podem continuar funcionando as farmácias; unidades de saúde, agências bancárias (devem reduzir número de funcionários, limitar a quantidade de atendimentos com agendamento remoto para atendimento presencial); supermercados; postos de combustível; distribuidoras de água; de gás; e de energia elétrica; clínicas e emergências veterinárias; funerárias, serviços de telecomunicação; serviços de segurança privada; coleta de lixo; e imprensa.

Caso alguns desses estabelecimentos funcionem, porém, sem as condições de higiene necessárias e promovendo aglomerações de pessoas, o cidadão deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica do Município de Aracaju pelo telefone 156 da Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde. Este contato pode ser útil ainda às orientações e monitoramento se aparecerem possíveis sintomas da covid-19.

 

Da Agência Aracaju de Notícias

Arte: Secom/PMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.