Poder e Cotidiano em Sergipe
Rogério Carvalho questiona Banco Central a respeito de estratégias para reduzir a dívida pública 14 de Março 13H:17
PODER

Rogério Carvalho questiona Banco Central a respeito de estratégias para reduzir a dívida pública

O senador Rogério Carvalho (PT/SE) destacou, nesta terça-feira, 14, que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deverá ir ao Senado Federal para dar explicações sobre questões ligadas a taxação básica de juros no Brasil. O 1º Secretário pontuou, durante reunião na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que a Lei 14.185/2021 foi aprovada justamente para que houvesse "um instrumento de gestão monetária para gerar liquidez interbancária".

Com isso, Carvalho disse que o tema precisa ser amplamente discutido, sobretudo para entender quais os riscos o mercado brasileiro e população, num modo geral, correm em relação a outras cadeias econômicas. Ele também demonstrou preocupação com endividamento das famílias, para além das questões enfrentadas pelas grandes empresas.

"Atualmente, cerca de 70% das famílias estão endividadas, e isso afeta diretamente a atividade econômica do país, que já está comprometido com a produção industrial, o varejo, atacado etc. E isso tem se tornado um grande problema", comentou.

Ainda na opinião do senador Rogério Carvalho, o Banco Central precisa trazer algumas outras explicações importantes ao povo brasileiro. "O Pix foi um grande aliado, porque o sistema financeiro precisava de liquidez para realizar as transações. Portanto, através da Lei 14.185/21, de minha autoria, criamos um instrumento, que nada mais é do que a remuneração dos depósitos voluntários em substituição das operações compromissadas, que gera dívida de curto prazo para fazer gestão de liquidez", detalhou.

"Mas, na prática, qual o impacto disso? Dados do próprio Banco Central revelam que operações compromissadas representam cerca de 22% da dívida bruta do governo geral, totalizando aproximadamente R$ 1,3 trilhão", revelou.

Deste modo, Carvalho defende que, através do instrumento da lei já criada, é possível que o Brasil consiga reduzir parte de sua dívida. E, por isso, ele indagou sobre a sua aplicabilidade. "Com esse instrumento (da Lei 14.185/2021), é possível reduzir em mais de R$ 1 trilhão de reais da dívida pública. E o tamanho da dívida influencia na base de cálculo sobre a qual incidirão os juros. Quanto maior a dívida, maior a conta de juros do país", explicou.

"Mas, infelizmente, o Banco Central tem se utilizado muito pouco deste instrumento! Por qual motivo? Se existe uma possibilidade de reduzir a taxa de juros, por que esta estratégia não está sendo usada?", questionou.

Modelo internacional
De acordo com a justificativa apresentada pelo Senador para a criação da Lei, a substituição das operações compromissadas pelos depósitos voluntários são uma maneira mais moderna de gestão de liquidez da economia, que inclusive já é utilizada por outros bancos centrais ao redor do mundo, entre eles o FED, o Banco Central americano.

|Fonte: Assessoria de Comunicação
||Fotos: Daniel Gomes/Assessoria de Comunicação

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.