Poder e Cotidiano em Sergipe
Reunião na ANP discute construção de gasodutos em Sergipe 16 de Janeiro 10H:05
PODER

Reunião na ANP discute construção de gasodutos em Sergipe

Debate foi levantado pelo governo sergipano e poderá garantir a segurança no abastecimento de gás natural na região Nordeste

Atendendo a um pedido do Governo de Sergipe, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), realizou na tarde de ontem (15), no Rio de Janeiro, uma reunião para discutir questões regulatórias no intuito de viabilizar a interligação do Terminal de Regaseificação CELSE, à rede de transporte de gás natural da TAG e, dessa forma, dar maior segurança ao sistema de abastecimento de gás natural em toda a região Nordeste.

Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento do Estado de Sergipe, José Augusto Carvalho e o assessor técnico da pasta, Marcelo Menezes; a assessora técnica da Agência Reguladora de Serviços de Sergipe, Regina do Rosário; além de dirigentes das Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), Golar Power, TAG, Sergas e Proquigel.

Na oportunidade, também foram discutidas outras interligações do terminal de GNL à rede de distribuição da Sergas para suprimento através de gás do BOG do Terminal de Regaseificação. O objetivo é que este gás chegue aos municípios de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro.

De acordo com o secretário José Augusto Carvalho, o debate é de grande interesse de todo o Nordeste. “Poderemos ter, a partir do Terminal de Regaseificação, um grande fornecedor de gás para toda região. Isso só depende da construção destes gasodutos e é o que queremos. Por isso, temos provocado discussões de viabilidade e regulação entre as empresas envolvidas e também na ANP, que regulamenta toda a questão”, explica.

Abastecimento da Fafen
Outra questão que também foi discutida na reunião foi o fornecimento de gás para a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen/SE). A Proquigel, empresa que arrendou a Fafen tem buscado discutir questões técnicas, de viabilidade e regulatórias para recebimento de gás natural do Terminal de Regaseificação Celse. “Levantamos também a demanda da Proquigel e dialogamos sobre a implantação de ramal de distribuição dedicado, interligando o terminal de GNL à Fafen, de forma a viabilizar a retomada da produção de fertilizantes e, consequentemente, de operação da Fábrica”, completa José Augusto Carvalho.

 

Da Agência Sergipe de Notícias 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.