Poder e Cotidiano em Sergipe
Relator emite voto favorável à aprovação das contas de 2023 do Governo do Estado 28 de Novembro 16H:35
COTIDIANO

Relator emite voto favorável à aprovação das contas de 2023 do Governo do Estado

O conselheiro Ulices Andrade, relator do processo de prestação de contas anuais do Governo do Estado de Sergipe, referentes ao exercício financeiro de 2023, apresentou voto favorável à emissão de parecer prévio recomendando a aprovação das contas sob responsabilidade do governador Fábio Mitidieri. Ele seguiu entendimento do corpo técnico do Tribunal e parecer do Ministério Público de Contas (MPC), apresentado pelo procurador-geral, Eduardo Côrtes. Pela primeira vez na história, as contas do governo estadual começaram a ser apreciadas pelo Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) no mesmo ano em que foram apresentadas.

Ainda na etapa de discussão, o conselheiro Flávio Conceição pediu vistas do processo, cuja apreciação deverá ser retomada até a sessão no próximo dia 19/12, seguindo o prazo regimental.

O Pleno desta quinta-feira, 28, foi presidido pela conselheira Susana Azevedo, contando com a presença dos conselheiros Flávio Conceição, Ulices Andrade, Luiz Augusto Ribeiro, Angélica Guimarães, Luis Alberto Meneses e José Carlos Felizola, além do procurador-geral do MPC/SE, Eduardo Côrtes.

Relatório e voto

O relator votou pela aprovação das contas, destacando os pareceres do órgão de instrução do processo e do Ministério Público de Contas, ambos no mesmo sentido. Ulices destacou que todos os documentos necessários foram entregues e as contas foram protocoladas dentro do prazo legal. Os limites orçamentários estabelecidos pela legislação também foram cumpridos.

O orçamento do estado em 2023 foi de R$ 13,310 bilhões, um crescimento de 9,33% em relação ao exercício anterior. Foram realizadas alterações orçamentárias de 23,7%, respeitando o limite estabelecido na Lei Orçamentária Anual (50%). O balanço orçamentário demonstrou superávit nos valores da receita corrente, no valor de 5,45%, e economia orçamentária nas despesas correntes de 7,7%.

Também foi apontado equilíbrio no balanço financeiro e cumprimento dos gastos constitucionais, com 52,48% da Receita Corrente Líquida (RCL) direcionado a pessoal (o limite é 60%); 25,17% para a Educação (o mínimo é 25%); 15,43% na Saúde (o mínimo é 12%) e 1,82% para operações de crédito (o limite é 16%).

PGE

O procurador-geral do Estado, Carlos Pinna de Assis Júnior, foi ouvido pelo plenário do TCE e defendeu a legalidade das contas governamentais. Ele destacou o ineditismo do momento e se mostrou atento às recomendações apresentadas pela Corte de Contas.

“Estamos vivendo um momento de revolução administrativa, criando mecanismos que passaram a ser modelo para Brasil afora, como a criação de uma secretaria específica para contratações e licitações públicas, que reúne todas as demandas do estado de Sergipe, a Seclog”, apontou Pinna Júnior, que também destacou ranking divulgado pelo TCU que coloca o estado entre os melhores na aplicação da nova lei de licitações.

MPC

Após a fala do PGE, o procurador-geral do MPC, Eduardo Côrtes, leu seu parecer prévio pela aprovação das contas, apontando a entrega de toda a documentação de forma completa e tempestiva, e reforçando que a execução orçamentária foi realizada de forma equilibrada, com arrecadação superior à prevista nas receitas correntes e economia na realização das despesas. Ele também reforçou o cumprimento dos limites constitucionais e legais.

O procurador também recomendou que, sem prejuízo ao parecer emitido, a unidade técnica realize análise qualitativa das ações governamentais, conforme previsto em resolução da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Julgamento

A análise do processo resultará na emissão de parecer prévio que será encaminhado à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para apreciação dos parlamentares e servirá como alicerce para o julgamento definitivo das Contas do Executivo, atribuição constitucionalmente prevista ao Poder Legislativo.

Fonte: DICOM/TCE

Foto: DICOM/TCE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.