Poder e Cotidiano em Sergipe
Reis quer isenção de pedágio para alimentos e medicamentos 8 de Novembro 9H:47
PODER

Reis quer isenção de pedágio para alimentos e medicamentos

O deputado federal Fábio Reis (MDB-SE), vice-líder do partido, apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5853/2019, que altera a Lei 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, previsto no artigo 175 da Constituição Federal.

O PL de Reis insere um dispositivo que isenta do pagamento de pedágio o transporte de bens essenciais à vida, como alimentos relacionados na à esta básica e medicamentos.

O parlamentar chamou a atenção para o aumento de número dos pedágios no Brasil, destacando que são quase 380 praças nas rodovias brasileiras. Segundo ele, a proposição contribuirá também para a diminuição do custo final de bens essenciais à vida, como alimentos que compõem a cesta básica e os medicamentos, isentando o pagamento de pedágios durante o transporte dessas cargas.

O deputado contestou argumentos favoráveis aos pedágios, citando o Anuário CNT do Transporte de 2017, que é elaborado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), onde afirma que nos 105.814 km de estradas avaliadas pelo órgão, constatou-se que nas regiões que não oferecem este tipo de serviço, houve um declínio na qualidade das estradas devido à redução dos investimentos em infraestrutura rodoviária.

“Esse número seria sustentável se o cidadão brasileiro não fosse obrigado, por exemplo, a continuar pagando o IPVA, ou ainda sustentando toda uma superestrutura de Detran’s, departamentos de estradas estaduais e federais, e essa cara burocracia administrativa. É uma iniciativa em que todos vão ganhar, mas principalmente as famílias mais pobres, que verão os custos de alimentos e remédios baixarem”, explicou Fábio Reis.

 

Da Assessoria Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.