Poder e Cotidiano em Sergipe
Reabertura do comércio: confira o que está funcionando hoje 18 de Junho 13H:14
PODER | Por Max Augusto

Reabertura do comércio: confira o que está funcionando hoje

Com o novo Decreto nº 40.615, apresentado pelo Governo do Estado nesta última segunda-feira, 15, a retomada da Economia em Sergipe começa hoje, gradualmente, em todo o estado. Em Aracaju está em vigor um horário diferenciado para a abertura do comércio: das 9h as 16h. 

O objetivo é de evitar a aglomeração de pessoas no transporte público, prevenindo o contágio da Covid-19. No interior do estado, o comércio funcionará no horário habitual.

 

Quinta-feira, dia 18

Com o novo decreto sancionado ontem, estão autorizados a funcionar a partir de de hoje: escritórios imobiliários e similares, escritórios de engenharia e arquitetura, lojas de lojas de eletro-eletrônico, lojas de móveis e colchões e o comércio de vendas de veículos e motocicletas, comunicação, informática, equipamento de áudio e vídeo.

Esses serviços e atividades se somarão aos já anteriormente liberados no Decreto de nº 40.598, publicado em 18 de maio.

Bandeira Laranja

Demais setores terão que aguardar até a próxima terça-feira, dia 23 de junho, data que o Comitê Gestor de Retomada Econômica (COGERE) reservou para a liberação das atividades e serviços. Fato é que, segundo o Plano de Retomada Econômica do Governo de Sergipe, a abertura das demais atividades de setores está condicionada ao total de disponibilidade de leitos nas Unidades de Tratamentos Intensivos (UTI), sendo essa proporção menor ou igual a 70% para a primeira fase do planejamento. Essa primeira fase de reabertura compreende à bandeira de cor Laranja.

Inicialmente, para o dia 23, está programada a abertura de atividades e serviços de: escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagens e etc); clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços de podologia. Do Comércio (alguns setores); Operadores turísticos; atividades de treinamento de desporto profissional;Salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal; Templos e atividades religiosas (30% de ocupação do espaço de cultos).

Progressão

Com a verificação da maior disponibilidade de leitos de UTI, o plano de retomada da economia progredirá com novas reaberturas no comércio. Sendo a 2ª fase do plano, a da bandeira de cor Amarela, condicionada à taxa de UTI de menor ou igual a 60%. E por fim, o início da 3ª fase de progressão, a da bandeira de cor Verde, para taxa de UTI menor ou igual a 50%.

Bandeira Amarela

Condicionada à taxa de ocupação das UTIs da rede pública, sendo esta menor ou igual a 60%, poderão ser reabertos: Administração Pública não essencial (50% de capacidade); Comércio (demais setores); Restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares, bares e afins para consumo no local (50%); Shoppings, galerias e centros comerciais (50% da capacidade); Templos e atividades religiosas (50%).

Bandeira Verde

Para a 3ª fase do plano, correspondente à bandeira de cor Verde, a reabertura de todas os setores está condicionada a uma taxa de UTI com índice menor ou igual a 50% de disponibilidade de leitos. Chegando a esse percentual, haverá a reabertura com 100% da capacidade, que antes variavam de percentuais, como de 30 a 50% do total, como era condicionados nas bandeiras Laranja e Verde.

São eles: academias de ginásticas, de qualquer modalidade, e atividades físicas em geral; Administração Pública não essencial (100%); Empresas e serviços de call-centers; Clubes sociais, esportivos e similares; Praias, orlas, parques e praças públicas; Restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares, bares e afins para consumo no local (100%); Shoppings, galerias e centro comerciais (100% da capacidade); Templos e atividades religiosas (100%).

Da Agência Alese

Foto: Jadilson Simões

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.