Poder e Cotidiano em Sergipe
Ranking da segurança pública: Aracaju reduz violência em 20,4% 10 de Agosto 6H:57
PODER

Ranking da segurança pública: Aracaju reduz violência em 20,4%

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou dados sobre mortes violentas em 2017, que são as seguintes: homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e confronto. Entre as capitais, Aracaju saiu do primeiro lugar para o sétimo, com uma taxa de 55,7. A redução foi de 20,4%.

Entre as capitais, Rio Branco (AC) assumiu a liderança com 83,7 e Fortaleza (CE) é a segunda colocada com 77,3. Belém (PA) ficou em terceiro com 67,5 e Natal (RN) logo em seguida com 67,2.

Macapá (AP) fechou a lista das cinco capitais mais violentas com 65,9. As taxas divulgadas trazem uma estatística para cada 100 mil habitantes. Entre os estados brasileiros, o Rio Grande do Norte é quem tem o maior número: 68.

O Acre vem em segundo com 63,9 e o Ceará é o terceiro com 59,1. Com uma redução de 12,9%, o Sergipe deixou a liderança no ranking e agora aparece em sexto lugar com uma taxa de 55,7.

Para o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), coronel Luís Fernando Almeida, os números animam. 

“No programa de governo de Edvaldo Nogueira, a gente já trabalhava indicativos, ações, para que pudéssemos contribuir pra melhoria da qualidade de vida, melhorar a atuação da Guarda Municipal e diminuir esses índices ruins. E foi isso que aconteceu”, disse o coronel.

De acordo com ele, a atuação da Guarda Municipal contribuiu para a redução das mortes violentas em 2017, seja com as diversas ações preventivas realizadas ou com a parceria firmada com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).

“A integração proposta pelo prefeito com reuniões com o secretário de Segurança e a Guarda Municipal para que houvesse uma atuação conjunta frutificou. Outra coisa que a gente tem que ressaltar é a prevenção. Um dos projetos do nosso planejamento estratégico é o projeto Aracaju Segura, que tem diversas ações na intersetorialidade, envolvendo várias secretarias municipais, dialogando com as comunidades, sabendo quais dificuldades e problemas, trazendo isso para o nosso planejamento de ações para que a gente agisse de forma inteligente, como continuamos agindo”, ressaltou o secretário.

Ainda segundo o coronel Luis Fernando, a atuação da Guarda Municipal com rondas preventivas foi fundamental, principalmente as ações desenvolvidas nos terminais de integração.

“Nós temos uma atuação da Guarda que marca profundamente a questão do transporte público, haja vista que em 2016 nós tivemos 114 assaltos a ônibus e isso foi reduzido para 61 no ano seguinte. A sensação de segurança das pessoas que passam pelos terminais também mudou”, finalizou o coronel.

A partir deste mês, o sistema de videomonitoramento implantado pela Prefeitura de Aracaju ganhou mais um recurso que promoverá a otimização dos processos de segurança na capital.

Todas as viaturas da GMA passaram a contar com um equipamento que permite visualizar as imagens de todas as câmeras já instaladas em equipamentos públicos, assim como ativam recursos que garantem maior precisão e agilidade ao atendimento de ocorrências.

*Com informações da Ascom/PMA

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.