Poder e Cotidiano em Sergipe
Programa Senac de Segurança Alimentar alia boas práticas e desempenho Profissional 12 de Abril 18H:48
SERVIÇO

Programa Senac de Segurança Alimentar alia boas práticas e desempenho Profissional

Os serviços alimentícios têm crescido e se expandido. Diante do momento de restrição de funcionamento pela pandemia o serviço de bares e restaurantes precisaram se adaptar para atender aos clientes através de delivery ou retirada no balcão, assim como o surgimento de empresas familiares. Para treinar as equipes de produção, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realiza treinamento de implementação em boas práticas nos serviços de nutrição e alimentação, cursos sobre os cuidados biológicos e sanitários na manipulação de alimentos.

O Programa Senac de Segurança Alimentar (PSSA), criado em 2012, tem o objetivo de desenvolver ações de educação profissional (consultorias, cursos, seminários, palestras, publicações) dirigidas desde o pequeno empreendedor á empresas de grande porte, ligadas à produção e preparo de alimentos, preservando seus valores nutricionais e sanitários.

Programa expandido

O PSSA surgiu originalmente como o Programa Alimentos Seguros (PAS) e a partir
sua criação passou a incorporar a definição do PAS. “O Programa Alimentos Seguros tem como objetivo o ensinamento de técnicas sobre Segurança de Alimentos e a
implantação das Boas Práticas e do Sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) nos estabelecimentos que produzem alimentos”, detalha Larissa Monteiro Costa Pereira, nutricionista e líder de processo do PAS.

Ela lembra que o PSSA pode agir em quaisquer lugares com atuação no setor alimentício, como cozinhas comerciais, hotéis, escolas, hospitais, padarias, lanchonetes, restaurantes, bares e similares, supermercados, mercearias, açougues, peixarias, hortifrútis e distribuidores em geral, além de ambulantes. “O Senac presta consultoria e oferece qualificação para os profissionais destes setores a fim de garantir a segurança alimentar e a qualidade dos alimentos”, diz.

Entre as consultorias do PSSA há implantação de boas práticas; implantação da ABNT para área de alimentos; diagnóstico/auditoria de conformidade; implantação do PAS; elaboração de cardápios; elaboração de fichas técnicas de preparo dos produtos e rotulagem nutricional. Além destes há trabalhos em outras áreas anexas à de alimentos, como auxílio na construção do layout e planta baixa; listagem de equipamentos, móveis e utensílios necessários para produção de alimentos; análise do custo x benefício na aquisição de equipamentos de alta tecnologia para área de alimentos e diversos outros produtos customizados de acordo com a necessidade do cliente.

A diretora regional do Senac, Priscila Felizola, explica que para a empresa aderir ao PSSA, deve entrar em contato com o Senac Sergipe por meio do programa e solicitar um agendamento. A partir daí será realizado um checklist de necessidades e posteriormente serão desenvolvidas as estratégias.

Para a empresa aderir ao PSSA, deve entrar em contato com o Senac por meio do programa e solicitar um agendamento, diz Priscila

Vantagens

O quesito segurança no PSSA é uma das maiores vantagens, uma vez que mesmo antes da pandemia da COVID-19 já era tomada uma série de cuidados. “Os cuidados com os alimentos são independentes da pandemia. Ela só veio intensificar esses procedimentos como higienização de mãos, correta manipulação dos alimentos, sanitização e limpeza dos ambientes, assim como sanitização de frutas, verduras, legumes e higienização acurada das embalagens que adentram o estabelecimento”, diz a nutricionista, lembrando que tais cuidados englobam todo o processo. “É importante inserir dentro do programa os protocolos higiênicos e sanitários, assim como o desenvolvimento de uma higienização correta na manipulação, desde a compra até a entrega desses alimentos”.

Usar os serviços do PSSA traz, além de mais segurança, mais produtividade para a sua empresa. “Além de atender à legislação, com trabalhadores capacitados com técnicas de higiene na manipulação de alimentos, traz produtividade e competitividade para as empresas. Sua empresa passa a atender à legislação, maior segurança microbiológica e qualidade nos alimentos, reduz perdas e planeja custos, aumenta credibilidade e competitividade”, completa Larissa.

Por NCM - Fecomércio/Sesc/Senac

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.