Poder e Cotidiano em Sergipe
Procurador entra com ação para remoção de fiação que atrapalha beleza dos prédios históricos 13 de Julho 8H:54
PODER

Procurador entra com ação para remoção de fiação que atrapalha beleza dos prédios históricos

O advogado e procurador Pedro Dias ingressou com uma ação popular contra a Energisa, para que a empresa retire os postes e fiações expostos em frente aos prédios de Aracaju que são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan).

"A gente verificou que o estado de Sergipe gastou uma fortuna para reformar a Rua do Turista e quando a gente passou por lá, observamos ela praticamente toda reformada e cheia de fios na sua frente. Vimos que aquela situação estava irregular e decidimos ingressar com uma ação popular para que a Energisa retirasse aqueles fios dali, não só da frente da Rua do Turista, mas também do entorno das praças Fausto Cardoso e Olímpio Campos, pois são sítios tombados”, explica Pedro Dias.

A investida se deu em novembro de 2018, sob a alegação de a legislação impor restrições a objetos que dificultem ou impeçam a visualização dos bens tombados, há no entorno desses prédios aqui em Aracaju diversos postes, fios de eletricidade e transformadores da Energisa, que dificultam a visualização, impedindo que a população possa apreciá-los.

“Entramos com a ação, o juiz de primeiro grau entendeu que a ação estaria prescrita, nós recorremos ao Tribunal de Justiça, que reformou a decisão e a Energisa decidiu entrar com recurso especial para o Superior Tribunal de Justiça discutir a prescrição. Mas, os precedentes do Superior Tribunal de Justiça para esses casos são de que não há prescrição porque o dano é permanente, ou seja, o poste está ali. O prazo de prescrição começa quando a Energisa retirar os postes, e como os postes ainda estão em situação ilegal, nem sequer começou a correr o prazo da prescrição”, ressalta o procurador.

Segundo o advogado, a legislação brasileira pontua que a fiação jamais poderia ficar exposta e dificultar a visualização dos bens tombados. Além disso, a fiação aérea possui elevada poluição visual, traz riscos de apagões aos consumidores, diminui a eficiência do serviço público e, em vários casos, traz risco de vida aos pedestres nas suas proximidades.

No pedido ao Judiciário, o requerente solicitou a troca da fiação aérea pela fiação subterrânea de energia elétrica, incluindo a própria fiação e demais elementos que impeçam ou reduzam a visibilidade dos bens tombados. A ideia é retirar toda a fiação elétrica das praças Olímpio Campos, Almirante Barroso e Fausto Cardoso (incluindo a região ao seu entorno).

Pedro Dias pediu que a Energisa arcasse com essas despesas.

ENERGISA

A Energisa Sergipe informou ao BLOG DO MAX que a ação judicial mencionada ainda não teve decisão definitiva quanto à alegação de prescrição, estando pendente de julgamento no Superior Tribunal de Justiça e que sequer houve julgamento do mérito da ação.

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.