Poder e Cotidiano em Sergipe
Privatizado há 1 ano: melhorias no Aeroporto de Aracaju estão atrasadas. Mas tarifas aumentaram 12 de Abril 8H:14
COTIDIANO | Por Max Augusto

Privatizado há 1 ano: melhorias no Aeroporto de Aracaju estão atrasadas. Mas tarifas aumentaram

O Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria está sendo administrado pela Aena Brasil desde 20 de fevereiro de 2020. A empresa ainda não concluiu uma série de obras que gerariam melhorias básicas, previstas no contrato de concessão – mas as tarifas já sofreram reajustes, que estão em vigor desde o início do mês passado (1º de março de 2021).

Em nota enviada ao BLOG DO MAX a assessoria de imprensa da Aena informou que as novas tarifas foram aprovadas pela Anac, respeitando as determinações do contrato de concessão. Sobre as melhorias que deveriam ter sido entregues ainda no ano passado, a empresa explicou que a primeira etapa de obras no aeroporto foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus, e que um segundo bloco de melhorias, na área de operações, está sendo programado e deverá ser entregue até junho de 2023.

Ainda em relação ao atraso nas melhorias previstas em contrato, a Aena garantiu que a concessionária deu início, no mês passado (3 de março de 2021), às obras de revitalização do equipamento aeroportuário.

“Os trabalhos, que incluem a renovação completa dos banheiros, além de melhorias no sistema de climatização, sinalização, pintura, iluminação e acessibilidade, fazem parte do contrato firmado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e devem ser finalizados até 23 de maio deste ano”, detalhou a nota.

Dados sobre operações e valores tarifários podem ser conferidos no site da Aena Brasil.

Concessão
A empresa espanhola Aena arrematou um bloco de aeroportos que incluiu o de Aracaju. Algumas melhorias e adequações deveriam ter sido realizadas já nos 180 primeiros dias de gestão.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), nos primeiros cinco anos da vigência da concessão, a empresa deve investir R$ 788 milhões no Bloco Nordeste (que inclui o Aeroporto de Aracaju).

Os investimentos iniciais – as chamadas ações imediatas, previstas para os 180 dias iniciais do contrato – deveriam assegurar a melhoria da infraestrutura básica, como banheiros, sinalização, iluminação, climatização, internet gratuita e reparos nas edificações.

Está previsto ainda no contrato obras de adequações de pista à ampliação de pátios de aeronaves, passando pelo aumento da capacidade de processamento de passageiros.

Numa segunda fase deverá ser elevado o percentual mínimo de processamento de passageiros em pontes de embarque a 65% para voos domésticos 95% para voos internacionais. Hoje não há pontes de embarque no aeroporto de Aracaju.

Confira algumas das previsões contratuais estipuladas pela ANAC para o aeroporto de Aracaju. Entre as melhorias imediatas, a concessionária deveria realizar as seguintes ações, que permitiriam melhorar os padrões operacionais:

• Melhorias das condições de utilização dos banheiros e fraldários do aeroporto;
• Revitalização e atualização das sinalizações de informação dentro e fora do Terminal de Passageiros (TPS);
• Disponibilização de internet wi-fi gratuita de alta velocidade em todo o TPS;
• Revisão e melhoria do sistema de iluminação das vias de acesso de veículos aos terminais, estacionamentos de veículos, TPS, terminais de carga e outros setores que envolvam a movimentação de passageiros e seus acompanhantes no lado terra do aeroporto;
• Revisão dos sistemas de climatização, escadas rolantes, esteiras rolantes, elevadores e esteiras para restituição de bagagens;
• Correção de fissuras, infiltrações, manchas e desgastes na pintura de paredes, pisos e forros (inclusive área externa) dos terminais de passageiros;
• Revitalização e atualização de infraestrutura de acessibilidade e equipamentos de mobilidade dos terminais de passageiros.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.