Poder e Cotidiano em Sergipe
Priscila Felizola encerra seu ciclo no Senac e faz balanço da gestão 23 de Julho 11H:09
COTIDIANO

Priscila Felizola encerra seu ciclo no Senac e faz balanço da gestão

A diretora regional do Senac Sergipe, Priscila Dias Felizola, se desligou ontem da instituição. Após quatro anos de uma gestão exitosa e arrojada, ela deve seguir para novos desafios, mas satisfeita com o seu trabalho. No período em que esteve à frente do Senac, mais de 40 mil alunos foram capacitados, novas sedes foram construídas, com ampliação e interiorização do ensino profissionalizante e diversas instalações e prédios foram reformados.

“Desenvolver ações que beneficiam a sociedade, como as realizadas pelo Senac, não é tarefa simples, é uma missão, um propósito complexo e estimulante. O ensino profissionalizante não é apenas a chave para o desenvolvimento social de novas competências e habilidades individuais, mas o alicerce, as paredes, as portas e as janelas para o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado e do Brasil”, enfatizou Priscila Dias Felizola.

Desde 2019, quando Priscila Felizola assumiu o timão do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Sergipe, mais de R$ 50 milhões foram aplicados em obras, compra de equipamentos, mobiliário e mão de obra. Tudo com o objetivo de reformar e modernizar todas as unidades do Senac em Sergipe.

Priscila diz se sentir realizada com sua contribuição para o crescimento do serviço. “Me sinto honrada em poder contribuir para o crescimento da instituição, que é lembrada por empresários e pela população como a maior formadora de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho”, destacou.

Como já citado, foram mais de 40 mil alunos que concluíram cursos oferecidos nos últimos quatro anos, tendo sido capacitados para atuar no mercado de trabalho, nas áreas de Beleza, Saúde, Gestão e Negócios, Infraestrutura, Moda e Hospitalidade. São mais de 100 cursos oferecidos hoje, em todas as sedes do Senac no estado.

Ações
Um destaque importante também é o Programa Senac de Gratuidade (PSG), que disponibiliza cursos gratuitos. Nos últimos três anos e meio, mais de 15.800 pessoas se matricularam no programa – dos quais 3.990 nos primeiros seis meses de 2022.

Há ainda o Banco de Oportunidades - Senac Carreiras, que realiza gratuitamente a integração entre os estudantes que concluíram seus cursos e empresas do ramo. Ao todo, desde 2019, 531 empresas disponibilizaram vagas a fim de captar profissionais qualificados pelo Senac. Para que essas empresas possam realizar sua seleção, 3.966 currículos de egressos cadastrados em nosso banco de currículos foram disponibilizados paras as empresas.

Ainda no mesmo período, 2.484 jovens e adolescentes foram formados no Programa de Aprendizagem Senac. Desse total, 918 foram contratados e continuaram exercendo suas funções como colaboradores nas mais de 100 empresas parceiras. Foram ainda 336 pessoas com deficiência (PCDs) capacitadas nos cursos oferecidos.

Unidades Senac
Mas o grande destaque do trabalho da gestão que se encerra agora foram as obras. Além da ampla reforma nos prédios da Administração Regional, o Edifício Walker Martins Carvalho foi entregue em janeiro deste ano, graças a um investimento superior a R$ 3,5 milhões, que proporcionaram um espaço planejado, fachada moderna e capacidade de receber 82 colaboradores do setor administrativo.

No mesmo edifício também foram construídas amplas cozinhas didáticas, equipadas com o que há de mais moderno no segmento, com capacidade para receber 68 alunos por turno.

Como mais uma etapa do trabalho de interiorização, em outubro de 2021 foi inaugurada a unidade em Nossa Senhora da Glória, com estrutura para atender 500 alunos e a finalidade de fomentar o empreendedorismo e o trabalho na região. A expectativa para os próximos anos é de impactar as vidas das mais de 200 mil pessoas que vivem também nos municípios de Porto da Folha, Carira e Monte Alegre, dentre outros.

A unidade Senac em Propriá, região do baixo São Francisco, entregue em 2 de maio do corrente ano, possui capacidade para atender 50 alunos por turno em seus quatro ambientes pedagógicos: um laboratório de informática, um salão de beleza-escola e 2 compartimentos de gestão. No município de Itabaiana, a unidade Senac está em fase se execução da reforma e ampliação. A ordem de serviço foi assinada no último mês de abril.

Centro de Gastronomia e Restaurante Escola
Outro marco foi a inauguração do Edifício Manoel Aguiar Menezes Neto, Centro de Gastronomia, entregue em 19 de maio. Com capacidade de atender a 130 alunos por turno, possui amplas cozinhas-didáticas, equipadas com o que há de mais moderno no segmento. O Centro possui também 2 salas de aula teóricas, 3 salas administrativas e um almoxarifado. Trazendo pioneirismo para a formação de profissionais sergipanos do setor de hospitalidade, foi construída uma recepção e uma suíte de hotel, onde podem ser simuladas situações reais.

Além disso, o Restaurante Escola Senac, que iniciou o atendimento ao público no último dia 20 de julho, foi totalmente modernizado, com capacidade de atender a 104 pessoas por turno. O espaço possui um exclusivo mezanino para reuniões ou harmonizações com 60 rótulos disponíveis propiciando aos nossos clientes todo conforto e experiências gastronômicas, e aos nossos alunos a possibilidade de vivenciar a prática paralela à teoria, saindo preparado para o mercado de trabalho.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.