Poder e Cotidiano em Sergipe
Previsão é de chuvas para as próximas 24 horas no Interior do Estado 28 de Fevereiro 18H:45
COTIDIANO

Previsão é de chuvas para as próximas 24 horas no Interior do Estado

As próximas 24 horas devem apresentar ocorrências de chuvas intensas para as regiões Cento-Agreste, Sudoeste e parte do Sertão do Estado.

A previsão é da sala de situação do Centro de Meteorologia de Sergipe, vinculado à Secretaria de Estado de Recursos Hídricos (Semarh).

A frente fria é uma típica conhecida dos sergipanos para o período, denominada de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), e começou a se deslocar no início da manhã de hoje do litoral Norte do Nordeste, adentrando o Estado de Sergipe de forma diagonal, causando chuvas intensas em todo o litoral Norte do Estado e região da Grande Aracaju.

De acordo com o meteorologista Overland Amaral, a chuvarada na faixa litorânea do Estado deve diminuir durante a tarde, mas a perspectiva é que essa frente chegue ao Centro-Agreste, Sudoeste e parte do Sertão nas próximas horas.

“Até agora, choveu acima dos 30 milímetros (mm). A perspectiva é que essa frente chegue ao interior com mais força no período da tarde, porque lá tem mais calor, mais umidade, relevo acentuado, então ela deve se intensificar por lá”, disse Overland.

Ainda segundo Overland, a ZCIT é a principal responsável pelas chuvas que vão ocorrer de março a maio em todo o Norte do Nordeste e também de toda a faixa Leste.

“Para o período de março a maio, as condições de chuvas em Sergipe são de maior predominância. É mais provável que a gente tenha uma categoria de 80% de chuvas normais e acima do normal. A partir do dia 8 de março, os modelos climatológicos já apontam chuvas intensas chegando pela Bahia. Essa é a previsão até maio”, disse.

Para o meteorologista, essas condições climáticas são favoráveis para os recursos hídricos e a agricultura. “Nós temos mais quatro anos favoráveis de chuvas, já que o fenômeno El Niño está inativo. Então, é preciso aproveitar esse período”.

*Com informações da Semarh

Fotos: Thales Vieira/Semarh

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.