Estimativa é de que unidade da empresa chinesa em Iracemápolis (SP) comece a operar em 2025 e gere inicialmente mais de 700 empregos diretos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde desta terça-feira, 26 de novembro, o presidente da GWM International, Parker Shi, no Palácio do Planalto. Acompanharam a reunião o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O principal tema da conversa foi a inauguração e início da produção da fábrica da GWM no Brasil. A estimativa é de que a estrutura em Iracemápolis (SP) comece a operar em 2025, com um investimento de R$ 10 bilhões, gerando inicialmente mais de 700 empregos diretos. Parker Shi também convidou o presidente Lula para inaugurar a fábrica.
O executivo da GWM, em sua primeira visita ao Brasil, reafirmou o interesse da empresa em expandir sua participação no mercado automotivo brasileiro, especialmente no segmento de veículos elétricos e híbridos (elétrico e a combustão, incluindo a etanol). Ele destacou o aporte tecnológico previsto e a intenção de criar um centro de pesquisa e desenvolvimento do grupo no Brasil.
O presidente Lula foi informado de que a produção inicial da fábrica de Iracemápolis será de 30 a 45 mil carros por ano, com previsão de expansão. Parker Shi também mencionou o interesse da empresa em suprir mercados da América Latina com a produção realizada no Brasil, o que deve começar em três anos. Ele elogiou a excelência dos trabalhadores brasileiros, a estrutura da indústria automotiva nacional e a estabilidade do ambiente de negócios, fatores decisivos para os investimentos no país.
Lula destacou que a indústria automotiva não realizava investimentos significativos no Brasil há cerca de vinte anos, mas que, desde o início de seu governo, os aportes já somam US$ 130 bilhões. O vice-presidente Alckmin ressaltou o programa Mover, com foco na inovação e descarbonização, alinhado aos planos da GWM no Brasil.
Parker Shi aproveitou para parabenizar o presidente Lula pela liderança do Brasil no G20, pelo sucesso da cúpula de líderes e pela visita do presidente da China, Xi Jinping, realizada na semana passada.
Fonte: Planalto
Foto: GWM
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!