Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura trabalha para conter alagamentos na Jabotiana 11 de Julho 16H:25
COTIDIANO | Por Max Augusto

Prefeitura trabalha para conter alagamentos na Jabotiana

O Bairro Jabotiana, mais especificamente a região do Largo da Aparecida, é um dos locais da cidade mais afetados pelas chuvas desta semana.

A localidade é um dos pontos mais baixos da capital e represa tanto as águas pluviais quanto as que vêm do Rio Poxim Mirim.

O acúmulo das águas da chuva na região resultou no alagamento de ruas. Essa situação exigiu ação intensa da Prefeitura de Aracaju, que atua ininterruptamente no local a fim de ajudar os moradores a passar por essas chuvas sem grandes danos.

O secretário municipal da Assistência Social, Antônio Bittencourt, acompanha a situação no local desde a manhã de quarta-feira (10), verificando de perto a evolução do alagamento e presta assistência às famílias que moram nessa região.

"A água estava na altura da praça que tem aqui, hoje está bem além. E o rio [Poxim Mirim] continua enchendo", afirma o secretário.

Segundo Bittencourt, no momento, a Secretaria Municipal da Assitência Social mantém o foco de atuação no acolhimento às famílias que estão desabrigadas.

"Desde ontem [quarta], 150 pessoas estão sendo acolhidas no Centro de Referência da região, sendo que 90 delas dormiram no local", afirma o secretário. No CRAS Madre Tereza de Calcutá, as famílias recebem alimentação, colchões e cobertores.

De acordo com o secretário da Assistência Social, nenhuma residência, no Largo da Apareceida, apresenta danos de natureza estrutural, o que permitirá o retorno das pessoas assim que a água escoar.

"Até lá, estamos atuando para minimizar os transtornos, acolheendo e ajudando a todos que necessitam da nossa assistência", garante Bittencourt.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, também acompanha as ações desta força-tarefa montada pela Prefeitura de Aracaju para enfrentar os transtornos provocados pelas chuvas.

"Há cinco pontos críticos na capital e esse é o pior no momento, em virtude da enchente do rio", constata o secretário, referindo-se ao Largo da Aparecida.

A Secretaria Municipal da Infraestrutura atua no Jabotiana com bombas de sucção de água, a fim de diminuir o nível do alagamento. "Estamos tentando esvaziar, mas só vai resolver totalmente com o escoamento da água", diz ele. "Mas estamos aqui para o apoio necessário, pois a cada minuto as necessidades mudam", acrescenta Ferrari.

Com as ruas B, C e D alagadas, o Largo da Aparecida também demandou a ação do Corpo de Bombeiros, que realizou resgates de idosos, crianças e deficientes com o uso de botes aquáticos. A ação foi coordenada pelo major Sílvio Prado, da Defesa Civil de Aracaju.

"O foco do trabalho, hoje, foi retirar as pessoas que não conseguiram sair de suas casas. Segundo as previsões, as chuvas devem diminuir, mas o acumulado é grande e a barragem do Poxim está muito cheia. Então, permaneceremos em alerta", ressalta o major Silvio Prado.

O nível da água tem surpreendido e assustado até quem mora no local há muitos anos, como Aldaci de Castro, que reside no Largo da Aparecida há 44 anos. "Estamos acostumados com alagamentos aqui, mas desse jeito é a primeira vez que ocorre", diz Aldaci.

Ela mora na Rua D e nunca teve a casa atingida antes. "Todo ano alaga, mas nunca havia chegado até a nossa casa. Já estamos pensando em levar tudo para o andar de cima", ressalta Aldaci. Apesar da apreensão, admite que a ação da Prefeitura tranquiliza a população.

"Estamos vendo as equipes aqui o tempo todo, buscando resolver os problemas", reconhece. O secretário municipal da Assistência Social assegura que a força-tarefa continuará no local ao longo do dia. "Vamos permanecer aqui até que a situação seja resolvida", garante Bittencourt.

Da Agência Sergipe de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.