Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura segue monitorando desembarque de passageiros no aeroporto da capital 23 de Junho 16H:28
PODER | Por Max Augusto

Prefeitura segue monitorando desembarque de passageiros no aeroporto da capital

Campanha de informação e orientação à população sobre a Covid-19

Créditos: Sergio Silva e André Moreira

Desde o dia 24 de março, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem realizando a aferição de temperatura e o cadastramento de passageiros que desembarcam diariamente no Aeroporto Internacional Santa Maria. Até o momento, já foram 10.895 registros, sendo que, desses, 46 apresentaram algum tipo de sintoma de síndrome gripal. A ação, uma das pioneiras no Brasil, faz parte do planejamento estratégico e preventivo contra a proliferação da covid-19 na capital sergipana.


Na prática, a ação preventiva funciona da seguinte forma: quando os passageiros desembarcam, equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município se identificam e explicam como será feito o procedimento. Em seguida, são conduzidos a ficarem em filas - sem aglomeração e respeitando o espaço demarcado de pouco mais de um metro de distância entre um e outro - onde as equipes estão fazendo todo o cadastramento e aferindo a temperatura corporal. O procedimento, por pessoa, dura em média dois minutos.

A coordenadora da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde da SMS, Débora Oliveira, explica que os passageiros que apresentam sintomas são encaminhamos para as equipes do MonitorAju - um canal de atendimento destinado a orientar a população aracajuana sobre a doença, além de realizar triagem e monitoramento de casos sintomáticos.

"Quando há sintomas, eles começam a ligar diariamente para essas pessoas. No primeiro momento, fazemos a aferição da temperatura, perguntamos se está apresentando algum sintoma. Tem pessoas, inclusive, que chegam com o teste positivo para a covid-19 e aí a gente faz o preenchimento do cadastro. Nós também entregamos, a cada passageiro, material informativo", destaca a coordenadora.

Crescimento
Desde o início do monitoramento, percebe-se um aumento expressivo no número de passageiros cadastrados. Isso acontece devido ao aumento da demanda de voos diários no aeroporto da capital. Conforme o balanço, em março, foram 1.328 passageiros registrados, sendo 12 monitorados. Em abril aumentou para 3.143 registros e 17 monitorados. Em maio foram 3.382 cadastros, repetindo o número de monitorados: 17. Em junho, até o momento, são 3.042 cadastros, e esse número deve crescer, porque ainda faltam sete dias para o mês terminar.

"Em maio, em virtude da disponibilização de mais voos diários, houve um crescimento considerável. Nos dias em que há mais voos, nós também aumentamos o quantitativo da equipe. Temos, inclusive, profissionais tanto da Vigilância Sanitária quanto da Vigilância Epidemiológica, da Saúde do Trabalhador, todos somando esforços para essa ação. Com isso, nós conseguimos fazer a abordagem para cada passageiro que chega, além de passar informações necessárias", afirma Débora, ao lembrar que a equipe no aeroporto está maior. "Agora são 20 profissionais, por causa do aumento de voos".

Referência
Débora lembra que Aracaju foi uma das primeiras capitais a implantar esse tipo de ação, visando a diminuição da proliferação da covid-19. "Continuamos sendo uma das poucas capitais do país onde se faz esse tipo de monitoramento, inclusive, alguns passageiros ficam muitos felizes por terem esse acolhimento. A ação é muito importante porque a gente consegue orientar essas pessoas que estão vindo de outros locais e elas precisam saber aonde estão chegando e de que modo elas têm de se comportar, inclusive, saber dos decretos de enfrentamento à pandemia, tanto do Município quanto do Estado", conclui.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.