Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura retoma distribuição de kits de alimentação para alunos da rede municipal 11 de Maio 16H:39
COTIDIANO | Por Max Augusto

Prefeitura retoma distribuição de kits de alimentação para alunos da rede municipal

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou nesta segunda-feira, 11, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Paulo II, no Santa Maria, uma nova entrega de kits de alimentação para todos os 32 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino da capital sergipana, com o intuito de garantir o reforço alimentar dos estudantes durante o período de suspensão das aulas, que permanecem suspensas até 31 de maio.

 

Até o próximo dia 20, cerca 250 toneladas de alimentos serão distribuídos aos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 74 escolas municipais gerenciadas pela Semed, assim como ocorreu no final de março. Para a logística dessa ação, a Semed conta com a parceria do 28º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro.

“Estamos agora em um segundo momento, no qual voltamos a distribuir os kits para todos os alunos regularmente matriculados, dividindo logisticamente essa entrega nas oito áreas administrativas da cidade, em oito dias específicos”, explica a secretária municipal da Educação, Cecília Leite.

O kit equivale a um mês de merenda escolar e é entregue levando em conta cada aluno, assim as famílias que possuem mais de uma criança matriculada recebem o número respectivo.

Durante a entrega estão sendo adotadas todas as medidas preventivas necessárias para evitar a propagação da covid-19, como o distanciamento social, higienização com álcool em gel, e o uso de máscaras obrigatório para todos.

Apenas um responsável pode entrar na escola para buscar o kit, crianças devem ficar em casa e as cadeiras onde os pais aguardam a vez foram colocadas em uma distância de um metro e meio umas das outras.

A ação leva em consideração a importância da merenda escolar para a segurança alimentar dos alunos matriculados na rede municipal de ensino e os efeitos da pandemia no plano econômico.

“No momento que estamos vivendo essa iniciativa é muito importante, o kit chegou no momento certo, porque as crianças precisam desta ajuda para não passar necessidade”, afirma o autônomo Sérgio Barroso, 41 anos, um dos primeiros pais a comparecer ao local de entrega.

A dona de casa Sayonara Siqueira, 22 anos, também passou pela Emef João Paulo II para receber o kit. “Muitas famílias não estão podendo sair para trabalhar e não têm outra fonte de renda, então essa ajuda é muito importante. É uma garantia de alimentação para as crianças”, afirma.

A expectativa é que até o dia 20 de maio os 32 mil kits sejam devidamente recolhidos pelos familiares, de maneira que a segurança alimentar das crianças seja garantida enquanto dura a crise sanitária. “A distribuição dos kits foi uma ideia muito boa, está ajudando tanto a mim quanto muitas outras famílias. Infelizmente nós não sabemos quanto tempo vai durar esta pandemia, mas enquanto as coisas não voltem ao normal essa iniciativa é fundamental”, ressalta a mãe Najara Barbosa, 36 anos.


Da Agência Aracaju de Notícias
Fotos: Sérgio Silva

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.