Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura prorroga decreto e adota medida de prevenção aos idosos no transporte coletivo 19 de Maio 12H:14
PODER | Por Max Augusto

Prefeitura prorroga decreto e adota medida de prevenção aos idosos no transporte coletivo

Em novo decreto, publicado nesta terça-feira, 19, a Prefeitura de Aracaju determina que a população idosa só poderá se valer da gratuidade no transporte coletivo das 10h às 15h. A medida, que entra em vigor já na próxima quinta-feira, dia 21, visa salvaguardar os idosos, desestimulando-o a utilizar o serviço nos horários de pico.

Vulnerável e grupo de risco para o contágio da covid-19, a população idosa representa quase 70% dos óbitos provocados pela doença na capital sergipana. Por força deste dispositivo, caberá às empresas que prestam o serviço de transporte coletivo adotar medidas para garantir o cumprimento da nova medida.

Assim, fundamentado em estudos e dados técnicos apurados a partir do monitoramento diário da evolução da curva de contágio da doença na cidade, o Decreto Nº 6.140, de 19 de maio, prorroga até o próximo dia 26 as medidas para enfrentamento ao coronavírus adotadas anteriormente pela Prefeitura, como a proibição do funcionamento do comércio em geral, de shoppings centers, academias, teatros, casa de shows e bares.

“Editamos um novo decreto, que mantém as medidas de isolamento social por mais uma semana, embasados em estudos científicos e pela avaliação do comportamento da doença em nossa cidade. Ainda não é hora de flexibilizações e é preciso evitar qualquer tipo de aglomeração. No novo decreto, retiramos a gratuidade dos idosos nos horários de pico, como uma forma de proteção da vida, já que os maiores de 60 anos respondem atualmente por 70% dos óbitos por covid-19 em Aracaju. É uma forma de estimular os idosos a ficarem em casa. Conto com a compreensão e o apoio da população para mais uma semana de enfrentamento da doença. Seguiremos trabalhando firme no enfrentamento ao coronavírus”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Permanece obrigatório uso de máscaras pela população em locais públicos, a exemplo do transporte coletivo. Restaurantes e lanchonetes podem continuar as suas atividades através do sistema de entrega a domicílio.

Está mantida também a proibição de realização de eventos e a prática de atividades em parques, praias e áreas de lazer da capital. O transporte público funciona nos dias da semana com 70% da frota. Aos finais de semana e feriados, circula com 50% da frota.


Da Agência Aracaju de Notícias
Foto: Ana Lícia Menezes

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.