Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura orienta consumidores aracajuanos sobre serviços de viagens para o carnaval 14 de Fevereiro 9H:24
SERVIÇO

Prefeitura orienta consumidores aracajuanos sobre serviços de viagens para o carnaval

É comum que algumas pessoas aproveitem o feriado do Carnaval para viajar. Com a aproximação da data, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), busca orientar aqueles aracajuanos que decidirem fazer uma viagem durante a festividade. Dessa forma, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) chama a atenção para alguns cuidados.

 

Segundo o coordenador do órgão municipal, Igor Lopes, os consumidores que optarem por viajar de avião durante o feriado devem estar atentos aos seus direitos, e destaca os casos de atrasos e cancelamentos de voo. "De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), caso o tempo de atraso ultrapasse uma hora, a empresa deve fornecer acesso a telefone e internet ao passageiro", indica Igor Lopes.

Além disso, nos casos em que o tempo de atraso for superior a duas horas, a companhia aérea deve garantir também o fornecimento de alimentação ao cliente. Já em caso de cancelamento do voo ou atraso superior a quatro horas, a empresa é obrigada a reembolsar o passageiro imediatamente.

Durante as viagens de avião, problema que muitas vezes também preocupa os consumidores é o extravio de bagagens. De acordo com Igor Lopes, se o passageiro constatar que a sua bagagem foi danificada ou se não for localizada, deve se dirigir ao balcão da empresa apresentando o comprovante da bagagem e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).

"Caso a bagagem apresente sinais de violação ou desaparecimento de objetos, a companhia aérea responsável deve ser comunicada. A indenização deve ocorrer em até 30 dias a partir do dia em que a reclamação for realizada", explica o coordenador do Procon Aracaju.

Pacotes de viagens
Outro ponto que merece uma atenção especial do consumidor é a aquisição de pacotes de turismo. De acordo com Igor Lopes, é importante que, antes de adquirir um pacote de viagem, o consumidor realize uma pesquisa prévia em agências de viagens, a fim de visualizar o real custo e benefício do negócio.

"O consumidor deve observar com atenção os detalhes do pacote como transporte aéreo e categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação, refeições, guias para passeios, número exato de dias, juros dos pagamentos e despesas extras que ficarão por sua conta ou do fornecedor de serviços, ou seja, todas as informações descritas no contrato, que devem estar claras e explícitas", orienta o coordenador.

Hospedagem
O mesmo vale para os pacotes de hospedagem. Igor Lopes orienta que, antes de efetuar a reserva em um hotel ou pousada, o consumidor pesquise o maior número de informações possíveis sobre o local.

"É importante que o consumidor procure saber sobre as acomodações, refeições e serviços ofertados", orienta o coordenador.

Além disso, é sempre bom solicitar a confirmação da reserva via fax ou e-mail. "Dessa forma, a reserva pode ser comprovada com o documento, que deve conter todas as informações sobre os horários de início e término da diária e as condições estabelecidas", considera Igor Lopes.

 

Da Agência Aracaju de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.